Entre o golpe e a palavra em suspenso
by estatuadesal
|
(Por
Rosemberg Cariry, in Blog OutrasPalavras, 24/09/2016)
Nota: Depois de ler o
texto abaixo, e rememorando mentalmente a lista de atrocidades que ele elenca,
a conclusão que me assomou ao espírito foi só esta: se o capitalismo for o
melhor sistema económico que a Humanidade consegue por em marcha, não
conseguindo implementar outro que seja mais eficiente, a Humanidade não tem
futuro e o homem é uma espécie animal em vias de extinção a prazo não muito
longo.
(Estátua de Sal).
Há momento em que o
desânimo chega, e, diante de um mundo que se desfaz, a necrofilia triunfa como
bandeira do grande mercado, e a ideologia da direita e do neoliberalismo
triunfam ante a fraqueza e os erros dos homens de bem. De que valeram todas as
lutas dos trabalhadores pelas significações do trabalho e da vida? De que
valeram todas as lutas pela libertação da mulher? De que valeram todas as lutas
contra as intolerâncias e os racismos? De que valeram os sangues derramados por
todas as bandeiras da justiça, se o que hoje vemos é o triunfo do ódio, da
ganância capitalista, da guerra, da violência e da morte? De que valeram os
milhares de sacrificados se, por fim, triunfou a estupidez, a intolerância, o
fundamentalismo, seja ele da Bolsa de Valores, do Grande Mercado, da Grande
Imprensa, do Estado Islâmico ou das Igrejas Neopentecostais que pregam as novas
cruzadas, as novas guerras religiosas, em nome de um Deus capitalista e
insensível aos direitos humanos, à diversidade cultural e às liberdades básicas
dos povos?
Em momentos assim, o desejo
é calar, é reconhecer a derrota. Mas, se olhamos a história, não podemos calar.
É preciso lembrar que o capitalismo nascente usava mulheres trabalhando nos
teares 18 horas por dia, por um salário de fome. Crianças de apenas cinco anos
eram usadas nas minas, para atingir os buracos mais estreitos, onde não
chegavam nem mesmo os mineiros mais magros. O tempo médio de vida-uso dessas
crianças? Dois a três anos. Contra o capitalismo, Jonathan Swift escreveu uma
sátira devastadora na época, intitulada Uma modesta proposta para prevenir
que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o
país, e para as tornar benéficas para a República. A obra propõe aos
grandes capitalistas europeus que mais produtivo e eficiente seria a engorda
dessas crianças e a industrialização das suas carnes macias para fazer
salsichas. Afinal, não só importava o lucro? Na computação dos lucros, que
importava mesmo a morte desses pequenos escravos? Se morriam milhares,
esgotados pela exploração patronal, outros milhares os substituíam. Tudo em
nome do lucro e do progresso. As empresas de comunicação, caso dos
jornais, no início do século XX, exploravam crianças miseráveis até os últimos
centavos, nas vendas avulsas, pelas ruas. Houve registros até de uma greve de
crianças contra o trabalho escravo imposto pelos jornais (que se consideravam
as “trombetas” da liberdade – para os burgueses, mas se esqueciam de dizer que
escravizavam crianças).
As
primeiras greves foram recebidas com balas, a Comuna de Paris foi recebida com
balas, a ideia da liberdade foi recebida com bala. Tudo em nome do lucro e da ordem.
A fome e a miséria das massas eram “condições naturais”, e quem se erguesse
contra esse estado de coisas era assassinado. Por isso, cada pequena conquista
social, cada pequena conquista do espírito, cada pequeno avanço na humanização
do homem, custou centenas de milhares de mortos, milhares de milhões. A razão
burguesa, baseada na legenda positivista da ordem e do progresso,
marcharia sobre os povos e estabeleceria os colonialismos com suas devastações
étnicas, culturais e ecológicas ilimitadas. Diziam os capitalistas que a
humanidade caminhava em linha reta, subindo as escadas da evolução. No topo da
pirâmide (da evolução), estavam, claro, os homens brancos, burgueses,
capitalistas. Enquanto isso, no mundo, estabelecia-se o horror, de forma tão
assombrosa que, apenas no século XX, as guerras capitalistas geraram mais de
trezentos milhões de mortos. Se na grande exposição de Paris (em 1900)
comemorava-se o apogeu da razão e da técnica – com os trens cortando os
continentes e os navios a vapor cortando os mares, o telégrafo ligando os
povos, e a psicanálise desvendando a alma do homem – os demônios que dormiam
nos porões do inconsciente preparavam-se para reinar na nova era das
devastações.
Não tardaria a eclodir a I
Grande Guerra Mundial – um exemplo tenebroso da capacidade destrutiva do
ser humano. Nenhum profeta do velho testamento foi capaz de imaginar um inferno
de tamanho horror. Nas trincheiras, milhões de homens apodreciam na lama
fétida, entre ratos e podridões. Entre gases, balas e o vazio das filosofias, o
mundo esfacelou-se, e a razão burguesa mostrou a sua face necrófila. A Segunda
Grande Guerra não passaria de um ato contínuo daquela primeira guerra, após
breve intervalo. Os horrores de hoje alimentam-se dos horrores desse passado,
mesmo que sejam bem mais sofisticadas as tecnologias e mais numerosas as
mortes. Sem a mediação da ética, dominada pelo mercado, cada vez mais, a
ciência mostra-se ao lado do lucro e da morte. O genocídio concentracionário
nazifascista não é uma exceção na construção da modernidade, antes é um
experimento biopolítico (conceito de Foucault) posto em prática pela modernidade.
Os experimentos realizados nos campos-da-morte continuam a ser usados pela
ciência, pela comunicação, pela política, pela psicologia de massas, pela
economia neoliberal e globalizada, sob outros rótulos e outros pretextos
políticos, econômicos e científicos. Inclusive no discurso cego da eficiência,
da hierarquia e da ordem. O “socialismo real”, que tentou seguir o modelo de um
capitalismo de estado, fracassou diante dos mesmos horrores.
Hoje, vemos o mundo
estilhaçado. Como diziam os velhos Marx e Engels: “Tudo que é sólido se
desmancha no ar”. Essa percepção da tragédia que ameaça toda a humanidade em
nada evita que o capitalismo em crise continue em busca de mercados para as
suas armas, envenene os alimentos, a terra e as águas com seus agrotóxicos,
empurrando milhões de seres humanos (mais de dois terços da humanidade) para a
mais completa ruína e degradação. Todo esse desastre é bem louvado na grande
imprensa (em nome do grande deus-mercado), recebe as benesses dos intelectuais
a serviço da ideologia da dominação, é alimentado por políticos que beiram a
insanidade. Os bancos e as bolsas de valores comemoram os lucros de uma
economia que se desligou do homem e do destino da humanidade, a tudo
aprisionando e degradando. Tudo o que disso discorda passa a ser visto como
retrógrado, marginal, subversivo, perigoso. “Do rio que tudo arrasta se diz que
é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem” (Brecht).
Olhando esse quadro de
ruínas, que mais se completa com a destruição dos estados e das nações
(inclusive a brasileira, com o desastre do governo Temer), pode vir o desânimo.
No entanto, é nesse momento que devemos encontrar em nós mesmos a melhor força,
a chama acesa da esperança, a utopia da construção de um mundo de maior justiça
e solidariedade, e, junto com os que não se renderam, continuar a luta
necessária. Se ser homem é um projeto em construção, o verdadeiro humanismo só
virá com a afirmação da liberdade, da solidariedade, da espiritualidade, do
triunfo da poesia sobre a brutalidade do capitalismo e do processo de
globalização dos mercados. Um humanismo que compreenda que o planeta Terra foi
feito para a vida de todas as espécies e que só o equilíbrio da natureza pode
garantir o futuro. Sim, é preciso afirmar a vida, apesar dos
conglomerados-multinacionais-de-comunicação (indústrias perversas de
manipulação de consciências), banqueiros, empresários, corporações e
biopolíticas neofascistas, postos em movimento, com suas pulsões de destruição
e de morte.
Vejamos o que acontece com
a nossa infância… Dezenas de milhares de crianças e jovens pobres – a maioria
de ascendência afro-brasileira – são assassinadas por policiais, pelo tráfico e
pelas organizações criminosas, nas periferias das grandes cidades, sem que nada
seja feito. O que nos revela um verdadeiro genocídio! Em vez de mais presídios
e redução da maioridade penal, deveríamos ter mais escolas, cultura, esportes,
artes e condições de vida dignas. As favelas precisam se libertar do fardo das
misérias herdadas das senzalas, nesse país que mantém ainda uma elite de
espírito escravagista, que perpetua a tirania e os desrespeito aos mais
elementares direitos humanos. A situação em todo o mundo não é menos grave,
temos mais de vinte milhões de crianças em situação de refugiados e muitos
outros milhões padecem de fome, de doenças, de violências e de misérias
crônicas.
A situação também é
terrível para os nossos índios que são assassinados, brutalizados,
alcoolizados, contaminados, prostituídos, expulsos de suas terras pelo
agronegócio, pelas madeireiras, pelas mineradoras, pelos bancos, pelas
multinacionais. Toda essa economia de commodities, voltada para a
exportação, tem por meta transformar o Brasil numa neocolônia, produtora da
monocultura da soja, assim como nos séculos XVIII e XIX, fomos a colônia
exportadora do açúcar ou do café. Triste destino. Só quem viajou por 150
quilômetros de plantações de soja, situadas no coração do cerrado devastado,
pode compreender a tragédia que se anuncia.
A violência contra a mulher
atinge índices insuportáveis até mesmo para a mais perversa das sociedades. Uma
onda misógina toma conta do país. No entanto, aí estão os novos donos dos
poderes, com apoio do Congresso Nacional, incentivando o preconceito contra a
mulher, dando golpes contra a democracia, cortando as verbas dos programas
sociais, acabando com as escolas públicas e os programas de cultura e de
pesquisas, subsidiando o agronegócio e as mineradoras, militarizando a vida,
criminalizando a pobreza, cercando as favelas, incentivando o trabalho escravo,
matando os índios e dizimando a infância pobre. Se nos calarmos, voltaremos a
trabalhar 18 horas por dia, com salários de misérias? Seremos condenados a nos
aposentar com 70 anos ou mais, recebendo metade um salário mínimo, se
sobrevivermos à dura exploração, às doenças, às químicas alimentares e aos
agrotóxicos? Diante de tão grandes ameaças, estaremos condenados a não mais
pensar?
Calar ou não calar é uma
questão de vida e morte. Se não falamos estamos condenados, se falamos
estaremos, da mesma forma, condenados pelas represálias que virão. O que fazer
então? Como resposta, lembro um trecho de um poema de Torquato Neto: “Leve um
homem e um boi ao matadouro o que berrar primeiro é o homem, mesmo que seja o
boi”. Assim, haverá sempre um homem berrando, um discurso feito para os peixes
ou um profeta pregando no deserto.
Ovar, 25 de Setembro 2016
Álvaro Teixeira
Ovar, 25 de Setembro 2016
Álvaro Teixeira
Sem comentários:
Enviar um comentário