Translate

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

“Passos matou o PSD em Lisboa (e foi homicídio qualificado)

Passos Coelho






Pedro Passos Coelho com a candidata do PSD a Lisboa, Teresa Leal Coelho
O último dia de campanha eleitoral para as eleições autárquicas que acontecem no domingo, dia 1 de outubro, começou com fortes críticas entre os sociais democratas. Sofia Vala Rocha diz que Passos “matou o PSD em Lisboa”.
A ocupar o quinto lugar da lista do PSD, Sofia Vala Rocha não se inibe de criticar o líder social democrata e a candidata a autarquia de Lisboa, Teresa Leal Coelho.
“Pedro Passos Coelho achou que as autárquicas não eram uma eleição importante“, começa por apontar em entrevista ao Diário de Notícias. Mas as críticas não ficam por aqui, com Sofia Vala Rocha a acusar o líder do próprio partido de cometer um crime: “Eu considero que Pedro Passos Coelho matou o PSD em Lisboa e foi um homicídio qualificado”.
O número cinco da lista candidata a uma das mais importantes autarquias do país critica ainda Teresa Leal Coelho, reforçando que o PSD “devia ter pensado se podia candidatar uma pessoa que manifestamente não gosta de fazer política, não gosta de debater, não gosta de ir à televisão e não gosta de confrontar adversários”.
As críticas são duras e a social democrata fala já, a faltar ainda mais de 48 horas para se saber o resultado das eleições, na necessidade de responsabilizar alguém: “A responsabilização em relação a Lisboa tem de ser feita porque já em 2013 o partido devia ter feito essa análise, já que os resultados foram metade em Lisboa do que tinham sido em 2009. E não fez porque teve em conta o superior interesse nacional e tínhamos a troika e éramos governo. Mas neste ano toda a gente achou que não haveria nada que impedisse o PSD de ter uma solução ganhadora”.
Quando questionada por que é que, apontando todos os problemas acima enumerados ao próprio partido, continua a integrar a lista, Sofia Vala Rocha é rápida na resposta: “Faço parte da lista porque passei os últimos quatro anos aqui, na Assembleia Municipal, a trabalhar pelo PSD, para o bem do PSD, mas sobretudo para o bem da cidade e dos lisboetas”.
No mesmo dia em que Sofia Vala Rocha tece duras críticas ao partido que integra, o estudo da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, os sociais democratas aparecem “esmagados” em duas grandes autarquias: Porto e Lisboa.
No Porto, Rui Moreira é o grande vencedor, segundo a mais recente sondagem, com 40,8% dos votos. Manuel Pizarro, do PS, aparece em segundo ligar com 30,8% e, em terceiro lugar, surge então o PSD, por Álvaro Almeida, não ultrapassando os 11% de intenção de voto.
Em Lisboa, sem grandes surpresas, Fernando Medina terá a vitória garantida com mais de 43% dos votos, seguido pela líder do CDS, Assunção Cristas, com 17,5%, e, igualmente em terceiro lugar, aparece o PSD, com Teresa Leal Coelho a não conquistar mais do que 12,5%.
CF, ZAP //