Translate

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Plágios


14/09/2017 por Bruno Santos


Imagem: movenotícias


Existem dezenas de canções que alcançaram grande fama e sucesso, interpretadas por cantores de muito talento, que são, à luz da acusação que agora recai sobre Tony Carreira, plágios.

Noutro nível, em todas as artes e em todas as ciências humanas há plágios evidentes que só alguns, com “olho clínico”, conseguem identificar, pois copiam códigos mais subtis e profundos da obra matriz inspiradora.

Um dos grandes plagiadores da História universal foi, como é sabido, Platão. Mas há muitos outros, bem mais recentes e menos dados a pensamentos cavernosos. Diz-se, (…mas nada que tu digas acredito – Soneto já antigo), que as Universidades têm um acervo de teses de doutoramento fraudulentas que daria para fazer trinta e três Bibliotecas de Alexandria.

A música Pimba é uma criação de interesse estético e etnográfico não negligenciável e, não podendo ser considerada facilmente como uma Arte – pelo menos é difícil demonstrá-lo -, não deixa de se servir de algumas das suas técnicas encantatórias fundamentais, entre as quais se encontram o Ritmo e a Simetria, entendidos no seu sentido antigo, aceite e verdadeiro.

Tony Carreira fez do Pimba uma indústria e até uma dinastia. No fundo, fez na música o que José Rodrigues dos Santos fez na literatura. Elevou-o a um patamar improvável, sendo idolatrado por centenas de milhares de seguidores, principalmente mulheres de classes sociais que não costumam frequentar a Gulbenkian ou o São Carlos, mas com as quais esta acusação é injusta, discriminatória e até um pouco cruel.

O artista provará, certamente, a sua inocência, sem o que ter-se-ia que exumar o cadáver de Alberto Einstein e perguntar-lhe o que fez ele, antes de se relativizar, num instituto de patentes suíço.

Adenda (14/09/17_14H10)

O artista Tony Carreira fez saber, há poucos dias, que apoia a candidatura de Fernando Medina à Câmara Municipal de Lisboa, fazendo parte da sua Comissão de Honra. Mera coincidência, evidentemente.

Fonte: Aventar
____________________________________________________________________________
Queres entrar no Mundo do E-Commerce e do Marketing Multi-Nível?
Clica no Botão:->

Sem comentários:

Enviar um comentário