Translate

sexta-feira, 23 de março de 2018

RTP - O Essencial

O Essencial

23 Março, 2018

Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Homem armado que diz pertenceer ao Estado Islâmico mantém pessoas sequestradas no sul de França. Condições de trabalho degradadas: Bastonária da Ordem dos Enfermeiros diz que saúde dos doentes está risco. Supremo Tribunal acusa independentistas catalães de rebelião.


Sequestro em França

Sequestro em França

Um homem armado que diz estar a agir em nome do Estado Islâmico mantém várias pessoas sequestradas num supermercado em Trèbes, no sul de França. Informações não confirmadas nesta altura apontam para a probabilidade de existência de feridos e até de vítimas mortais. Há uma operação policial em curso. A informação sobre esta notícia de última hora vai sendo atualizada aqui.


Bastonária dos enfermeiros diz que saúde dos doentes "está em risco"

Bastonária dos enfermeiros diz que saúde dos doentes

Aumento de erros clínicos, um enfermeiro para 40 doentes, bancos de horas ilegais, enfermeiros a trabalhar em exaustão e taxa de absentismo que ultrapassa já os 12 por cento em todo o território nacional. São situações denunciadas pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que se diz solidária com a greve de 48 horas que termina esta sexta-feira. Ana Rita Cavaco denuncia vários riscos e irregularidades e conclui que assim “é impossível prestar cuidados em segurança.


SCML confirma entrada na Caixa Económica Montepio Geral

SCML confirma entrada na Caixa Económica Montepio Geral

É oficial: a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai injetar até 40 milhões de euros na Caixa Económica Montepio Geral. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o provedor da SCML, Edmundo Martinho, qualifica o investimento de “muito seguro”, afirmando que não coloca outros projetos em causa. O processo de entrada no capital social da Caixa Económica deverá ser concluído em duas semanas.


Incêndios: comissão técnica "vai estudar" argumentação de Jorge Gomes

Incêndios: comissão técnica

Em resposta às declarações de Jorge Gomes, ex-secretário de Estado da Administração Interna, que que acusou a comissão técnica independente de ter usado informação falsa no relatório que investigou os grandes incêndios do outono de 2017, o presidente da Comissão garante à Agência Lusa que “utilizámos documentação oficial, portanto não asseguro que na documentação oficial não haja, eventualmente, qualquer indicação que não esteja totalmente correta“. João Guerreiro diz ainda que vai estudar os argumentos aduzidos por Jorge Gomes, para que as questões destacadas pelo ex-governante sejam “cabalmente esclarecidas”.


Abuso dos contratos a prazo pode dar penalizações

Abuso dos contratos a prazo pode dar penalizações

O Governo leva hoje aos parceiros sociais propostas para limitar os contratos a termo e dinamizar a contratação coletiva. O primeiro-ministro revelou ontem as linhas gerais das intenções do executivo, que apontam para a criação de uma taxa penalizadora das empresas que abusem da contratação a prazo e para o fim do banco de horas individual.


China responde ao protecionismo de Trump

China responde ao protecionismo de Trump

A China apela aos EUA para evitarem a escalada para um conflito comercial total mas, ao mesmo tempo, garante resposta na mesma moeda à última ação de Donald Trump na chamada guerra do aço e do alumínio. O Presidente americano aprovou novas taxas e penalizações aduaneiras à importação de produtos chineses, no valor de 50 mil milhões de dólares, medida com pouco impacto na economia chinesa mas que Pequim qualifica de protecionista e indiciadora de eventuais restrições similares no futuro, mais gravosas para os interesses dos orientais. Os mercados financeiros internacionais mostram-se preocupados.


Rodízio na Casa Branca: sai McCaster, entra Bolton

Rodízio na Casa Branca: sai McCaster, entra Bolton

Donald Trump volta a mexer na equipa de conselheiros mais próximos. O general H.R. McCaster deixa de ser o conselheiro presidencial para a Segurança Nacional e cede o lugar a John Bolton, um falcão que serviu a administração liderada por George W. Bush como embaixador dos EUA nas Nações Unidas. São públicas e notórias as ideias críticas de Bolton relativamente ao regime norte-coreano e a sua nomeação acontece numa altura em que começa a ser preparada a histórica reunião entre Trump e Kim Jong-un, com a questão nuclear em cima da mesa.


Supremo Tribunal acusa independentistas

Supremo Tribunal acusa independentistas

Carles Puigdemont e outros 12 líderes independentistas catalães foram formalmente acusados pelo crime de rebelião, punível até 25 anos de prisão. O candidato à presidência da Generalitat, Jordi Turull, é hoje em tribunal e poderá ficar impedido de assumir a liderança da Generalitat.


A NÃO PERDER

A oitava maravilha do Mundo

A oitava maravilha do Mundo

As vagas monstruosas sempre lá estiveram, mas a vila da Nazaré é hoje falada em todo o Mundo porque, há poucos anos, os surfistas de ondas grandes descobriram que talvez fosse esse o único lugar do globo onde encontrariam o tão perseguido colosso de 30 metros, para com ele medirem forças e percorrerem a fina linha que divide a morte da glória. A edição australiana do programa de informação 60 minutes fez uma reportagem que exibe imagens magníficas, de cortar a respiração, mesmo para quem visita a Praia do Norte desde a infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário