Translate

terça-feira, 6 de março de 2018

RTP - O Essencial

O Essencial

6 Março, 2018

Partilhar . Subscrever

Carlos Santos Neves
Coordenador Multimédia
Carlos Santos Neves

Bem-vindo

É a notícia que está a aglutinar todas as atenções. A operação recebeu o título de e-toupeira e levou nas últimas horas à detenção de um alto quadro da estrutura dirigente do Benfica. Trata-se de Paulo Gonçalves. O diretor do departamento jurídico do clube da Luz é suspeito de ter subornado funcionários judiciais para obter informações de processos relativos ao caso dos e-mails.


Judiciária detém diretor jurídico do Benfica

Judiciária detém diretor jurídico do Benfica

A Polícia Judiciária deteve esta manhã o diretor do departamento jurídico do Sport Lisboa e Benfica. Sobre Paulo Gonçalves recaem suspeitas de suborno de funcionários judiciais para ter acesso a peças processuais sob segredo de justiça. A operação, que mobilizou meia centena elementos da Polícia Judiciária, levou “à apreensão de relevantes elementos probatórios”. Foi também detido um técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça. A SAD encarnada já reagiu. Confirma as diligências de busca e manifesta “total disponibilidade para colaborar com as autoridades”.


Eco do caso de Litvinenko?

Eco do caso de Litvinenko?

Sergei Skripal, um antigo espião condenado na Rússia em 2006, encontra-se em estado crítico após exposição a uma “substância desconhecida” em Salisbury, no sul de Inglaterra. O Governo russo garante desconhecer os contornos deste incidente, que considera “trágico”. E diz-se disponível para cooperar com as autoridades britânicas. Este é um caso que acaba por chamar à memória o envenenamento de Alexander Litvinenko, dissidente de Moscovo e antigo operacional dos serviços secretos que morreu em 2006 no Reino Unido, depois de ter bebido chá com uma substância radioativa.


Fazer contas ao SNS. O retorno, as taxas e os excluídos

Fazer contas ao SNS. O retorno, as taxas e os excluídos

Escrevemos aqui sobre o Índice de Saúde Sustentável 2017, desenvolvido pela NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa. Conclui-se neste trabalho que o Serviço Nacional de Saúde gerou cinco mil milhões de euros em retorno económico no ano passado. Mas também que os portugueses faltaram a mais de meio milhão de consultas em hospitais públicos por causa dos custos dos transportes, ou que uma em cada dez pessoas deixou de comprar medicamentos por falta de dinheiro.


25 milhões de casamentos infantis travados em dez anos

25 milhões de casamentos infantis travados em dez anos

Novos dados da UNICEF mostram que a proporção de mulheres que casaram ainda crianças regrediu em 15 por cento na última década – de uma em cada quatro para aproximadamente uma em cada cinco. Contudo, apesar da melhoria, o problema persiste. Mais de 150 milhões de raparigas provavelmente casarão até 2030. Mais: a análise geográfica dos números permite perceber que foi no sul da Ásia que se deu a maior redução do casamento infantil, com o peso global desta prática a deslocar-se para a África subsaariana.


"Racismo institucional" no ensino português

Um estudo do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa sobre desigualdades sociais indica que a maioria dos alunos estrangeiros é encaminhada para vias alternativas como o ensino profissional. Este trabalho, cujas conclusões são aqui sintetizadas pela jornalista da Antena 1 Marta Pacheco, aponta mesmo para a existência de “racismo institucional”, adiantando que se desiste destes alunos logo à partida em muitas escolas.


Militares voltam para casa

Militares voltam para casa

Chegaram na última noite a Figo Maduro 159 militares portugueses que estiveram durante meio ano na República Centro-Africana, integrados na força das Nações Unidas em missão de paz. Agiram contra grupos armados e preveniram conflitos entre comunidades de diferentes regiões daquele país. A reportagem da RTP testemunhou o regresso.


Uma questão de honra em Liverpool

Uma questão de honra em Liverpool

É esta terça-feira que o Futebol Clube do Porto enfrenta o Liverpool na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Goleado por 5-0 em casa e sem contar com Alex Telles, Danilo, Marega e Soares, a equipa de Sérgio Conceição “tentará, no mínimo, não sofrer nova derrota pesada, que poderia colocar a eliminatória em números históricos”, observa o Mário Aleixo na página de Desporto da RTP.


A NÃO PERDER

As empresas que mais efluentes lançam para o Tejo

As empresas que mais efluentes lançam para o Tejo

Estão a ser revistas as licenças das empresas responsáveis pelas maiores descargas para as águas do Rio Tejo. A RTP teve acesso à lista. As entidades em causa localizam-se entre Vila Velha de Ródão e Constância. Dez são encaradas como os casos mais urgentes: seis são industriais e quatro estações de tratamento.


VALE A PENA VER

Sem comentários:

Enviar um comentário