10/03/2017 - 16:50 POR IMAG
Categorias :
0 Comentários
DESCRIÇÃO
A Tomografia Computorizada, também chamada de TAC, é um exame que consiste na emissão de raios-x através de vários ângulos em torno do corpo do utente. Desta forma, obtém-se informação necessária para formar imagens em vários planos e em três dimensões.
Com a tecnologia de sistemas de multi-detetores, o exame é rápido, eficaz e muito detalhado.
A TAC é muito abrangente, sendo indicada para o estudo de todas as partes do corpo, nomeadamente órgãos abdominais e pélvicos, pescoço e face, pulmões, sistema nervoso central (cérebro e coluna), membros e articulações.
BENEFÍCIOS
A TAC é um exame que se realiza rapidamente, não envolve dor nem esforço físico. Através deste exame podem descobrir-se causas e sintomas que possibilitam um tratamento mais rápido e eficaz, sendo que por vezes, anulam inclusivamente a necessidade de avançar outras formas de diagnóstico, mais agressivas e dolorosas para o utente.
PROCEDIMENTO
Durante o exame, o utente vai deitar-se numa mesa que desliza para um túnel estreito, aberto de ambos os lados.
O contraste endovenoso é um produto que contem iodo e que se destina ao realce de vasos sanguíneos, e à avaliação de funcionamento dos órgãos a examinar.
A decisão sobre a injeção deste produto é da responsabilidade do médico radiologista, após consentimento informado do utente. A injeção de contraste pode provocar calor no corpo e um sabor “amargo” na boca.
PECAUÇÕES:
Como preparação para o exame de TAC, apenas se recomenda jejum de 4 horas para estudos em que haja probabilidade de injeção de contraste endovenoso.
Para exames abdominais e pélvicos, é necessário ainda que se apresente na unidade 1 hora antes do exame para ingestão de um produto de contraste que se destina a realçar o tubo digestivo.
Mulheres que sabem ou suspeitam que estão grávidas devem sempre informar os profissionais de saúde antes de realizar o exame.
Sem comentários:
Enviar um comentário