Translate

domingo, 29 de abril de 2018

Junta de Freguesia de Válega cede moinho à Casa de Povo de Válega

IMG_0501

No passado dia 25 de abril, a Junta de Freguesia de Válega de celebrou com a Casa do Povo de Válega um contrato, em regime de comodato, dos prédios onde se encontra implantado o moinho existente na Rua da Sociedade Columbófila, cuja proprietária é a Junta de Freguesia de Válega.

A Junta de Freguesia de Válega procedeu à entrega à Casa do Povo de Válega dos terrenos e do respetivo recheio que deles fazem parte, para que os mesmos sejam utilizados e neles sejam desenvolvidas atividades objeto de cariz folclórico, etnográfico e gastronómico, representativas dos costumes e tradições da Freguesia de Válega.

Com esta cedência, que tem a validade de 25 anos, cumpre-se uma vontade antiga e estão reunidas as condições para que o moinho seja reabilitado, surgindo, assim, mais um polo de atração turística na Vila de Válega.

Note-se que este processo iniciou-se no mandato autárquico anterior, tendo a Junta de Freguesia de Válega solicitado às coletividades de Válega que apresentassem projetos para ocupação do moinho.

A Casa do Povo de Válega foi a única coletividade que se mostrou interessada, tendo feito chegar uma proposta muitíssimo interessante, quer a nível da preservação do património histórico edificado, quer ao nível do desenvolvimento do potencial turístico.

Resta felicitar a Casa do Povo de Válega pela ousadia e por ter respondido, afirmativamente, ao repto lançado pela Junta de Freguesia de Válega.

Estamos certos de que o projeto apresentado chegará a bom termo.

Válega está cada vez mais viva.

O progresso da nossa freguesia é desiderato de Todos.

Estamos juntos.

Há que continuar a trabalhar com Paixão, em prol do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida dos nossos fregueses, e da promoção da cultura e do engrandecimento do nome da nossa Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário