13 Abril, 2018
Sérgio Alexandre
Jornalista
Bem-vindo
Governo mantém défice mas promete investimento público. Dúvidas não esclarecidas sobre a reputação da CEFC levam a Fundação Gulbenkian a cancelar a operação de venda da Partex à empresa chinesa. Ex-diretor do FBI compara Trump com um chefe mafioso.
Governo mantém défice mas promete investimento
O Governo insiste no objetivo de baixar o défice de 2018 mais do que o previsto no Orçamento de Estado (1,1 por cento), mas vai tentar serenar o descontentamento do Bloco de Esquerda, que exige a manutenção dos números anteriores, a bem de um reforço do investimento público. A Antena1 avança que o executivo, embora intransigente nos 0,7 por cento, vai apresentar uma lista de investimentos prioritários, com calendarização e montantes concretos de cada obra. Um compromisso para tentar desanuviar o clima entre os parceiros de esquerda que suportam o Governo no parlamento, numa altura em que o OE2019 se vai aproximando do topo da agenda política.
"Tudo é relativo, muito relativo"
Os sinais de tensão entre os partidos da esquerda parlamentar são relativizados pelo Presidente da República. No Egito, onde se encontra em visita oficial, Marcelo Rebelo de Sousa põe água na fervura:”Aquilo que parece muito importante e muito grave num dia, numa semana, num mês daí a uma semana, um mês, seis meses, já ninguém fala nisso“, remata o Chefe de Estado.
Cancelada venda da Partex à CEFC
“Na sequência das notícias recentes vindas a público sobre a situação do grupo chinês e face à incapacidade desta empresa em as esclarecer cabalmente junto da Fundação, concluiu-se que não existem condições para continuar as conversações”, anunciou em comunicado a Fundação Calouste Gulbenkian, para explicar o fracasso das negociações para a venda da Partex à CEFC. A Gulbenkian vai tentar encontrar outro comprador.
TAP cancela mais de 550 voos no primeiro trimestre
No capítulo da reputação, a TAP ja terá tido melhores dias. Segundo um estudo estatístico da empresa britânica OAG, a transportadora aérea portuguesa cancelou 557 voos durante o primeiro trimestre deste ano, a grande maioria em março. Quanto à pontualidade, a TAP aparece nos piores lugares (o 151.º) numa lista com 156 empresas de aviação de todo o Mundo.
Guerra de palavras
Com o conflito sírio em pano de fundo, o braço de ferro entre Estados Unidos e Rússia parece estar agora a passar por uma fase de ligeira deflação. Esta semana, Donald Trump avisara para a possibilidade de um ataque militar de larga escala à Síria, com o apoio de França e Reino Unido. A Rússia respondeu na mesma medida e garantiu que não ficará inerte, se algo acontecer, não excluindo mesmo a possibilidade de uma guerra entre as duas superpotências. No entanto, ao mesmo tempo em que admitia essa agoirenta hipótese, o embaixador russo na ONU garantia que “a prioridade é evitar que se chegue a um ponto sem retorno“. Por seu lado, o Presidente americano foi ao Twitter afirmar que “nunca disse quando é que um ataque na Síria” poderia acontecer. “Pode ser muito em breve, ou não de todo“.
Ex-diretor do FBI compara Trump com um chefe mafioso
O ex-diretor da polícia federal norte-americana James Comey acusa o Presidente dos Estados Unidos de exercer o seu mandato ao estilo de uma organização mafiosa, “desapegado da verdade”, com uma liderança “guiada pelo ego e apoiada em lealdades pessoais”. O polémico retrato do Presidente americano é feito pelo ex-homem forte do FBI (afastado por Trump há quase um ano) no seu novo livro intitulado “Uma verdade mais elevada”, que vai ser publicado na próxima semana. As denúncias, essas são mais que muitas – e graves.
Adeus, Europa, até para o ano
Exibição personalizada, uma vitória, mas não chegou. O triunfo de ontem em Alvalade sobre o Atlético de Madrid foi curto, face ao resultado obtido há uma semana, e o Sporting foi eliminado da Liga Europa. Jorge Jesus resume: “Caímos de pé“.
Arsenal-Atl. Madrid, jogo grande das 'meias' da Liga Europa
Mesmo a tempo de sair aqui na newsletter O Essencial, acaba de chegar o resultado do sorteio para as meias-finais da Liga Europa: Arsenal-Atlético de Madrid e Marselha-Salzburgo.
A NÃO PERDER
Simbiose
Algo espantoso acontece na localidade costeira de Laguna, no sul do Brasil. Ao longo dos anos, desenvolveu-se uma relação reciprocamente proveitosa entre os pescadores da terra e um grupo de golfinhos que habita a zona. Os mamíferos aquáticos arrebanham o peixe para junto das redes de pesca, que (pasme-se!…) só são lançadas quando os golfinhos dão o sinal. No fim, os parceiros repartem os despojos do dia e todos ficam satisfeitos. Maravilhoso!
Sem comentários:
Enviar um comentário