26 Abril, 2018
Sérgio Alexandre
Jornalista
Bem-vindo
Conselho de Ministros aprova a Nova Geração de Políticas de Habitação, que depois vai passar pelo parlamento. Emmanuel Macron despede-se dos Estados Unidos com críticas à administração liderada por Donald Trump. Poderá ser bem mais prosaica do que se pensava, a explicação para a suspensão do programa nuclear da Coreia do Norte. Chuva e frio regressam a Portugal.
Governo aprova políticas para a Habitação
Arrendar uma casa em Lisboa ficou mais caro 36 por cento desde 2011. No Porto, embora não tão pronunciada, a tendência é a mesma. Os preços proibitivos que o mercado está a apresentar motivaram a “Nova Geração de Políticas de Habitação”, o pacote legislativo com que o Governo estabelece o objetivo de, até 2024, “eliminar todas as situações de carência habitacional”. Vai hoje a Conselho de Ministros mas, depois de aí aprovada, ainda terá de passar pelo crivo parlamentar.
Fim do anonimato pode reduzir número de dadores de esperma
O chumbo do Tribunal Constitucional a algumas normas do diploma das chamadas “Barrigas de Aluguer” pode vir a ter impacto significativo na Procriação Medicamente Assistida (PMA). Em causa está o fim do anonimato, que pode causar uma quebra nas doações, alertam alguns peritos. Com o fim da confidencialidade dos dadores, Portugal junta-se ao Reino Unido e à Holanda.
Esperar e desesperar no aeroporto
O tempo de espera nas filas do aeroporto de Lisboa voltou a aumentar. No controlo de passaportes houve demoras de mais de 60 minutos em 17 dias do mês de março e 14 dias em fevereiro. Chegou mesmo a haver picos em que se ultrapassou as duas horas de espera burocrática. Os operadores turísticos pedem medidas urgentes contra esse “mau cartão-de-visita” para a capital e para o país. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras defende-se, dizendo que não faz mais do que “cumprir rigorosamente todos os padrões europeus e internacionais em matéria de segurança”.
Macron despede-se dos EUA com críticas a Trump
O clima de enlevo mútuo que transpareceu para a opinião pública durante a visita do Presidente francês ao congénere dos EUA esbateu-se antes do regresso de Emmanuel Macron a casa. Na hora do au revoir, o líder gaulês admitiu aos jornalistas ter ficado convencido de que Donald Trump vai mesmo denunciar o acordo nuclear com o Irão. Pouco antes disso, num longo discurso no Congresso norte-americano, Emanuel Macron criticou o isolacionismo e o protecionismo da “louca” (insane foi a expressão em inglês utilizada por Macron) política externa da atual administração americana.
Uma explicação nuclear para a nova atitude norte-coreana
Pode ser bem mais prosaica do que se pensava, a explicação para a suspensão do programa nuclear anunciada há dias pela Coreia do Norte. Em vez da inversão na política militar de Kim Jong-un há tanto reclamada pelo bloco ocidental liderado pelos EUA, a chave poderá estar no colapso, e consequente inutilização, de uma das principais instalações nucleares norte-coreanas. A hipótese é levantada por um estudo geológico chinês.
AI denuncia clima de medo e de perseguição na Turquia
A Aminstia Internacional volta a acusar a Turquia de instaurar um clima de medo e de impedir a opinião divergente na sociedade civil. A organização de defesa dos Direitos Humanos pede à comunidade internacional que intervenha. Nos últimos dois anos, o regime turco prendeu mais de 100 mil pessoas e mantém um registo de perseguição a cidadãos, ativistas e jornalistas no país. O mais recente episódio ocorreu ontem, com a condenação de 14 jornalistas acusados de terrorismo, mas contra os quais “não se conseguiu fazer qualquer prova fundamentada” de crime.
Futebol europeu à quinta
Quinta-feira costuma ser dia de Liga Europa e hoje não foge à regra. Começa o assalto à final da competição, com o Arsenal e o Atlético de Madrid, por um lado, e o Marselha e o Salzburgo, pelo outro, a medirem forças na primeira-mão das meias-finais. A talho de foice, se não viu o Bayern de Munique 1-2 Real Madrid, que se jogou ontem na Baviera, tem aqui o resumo deste choque de titãs do futebol europeu, a contar para a primeira-mão das meias-finais da Champions.
Ainda é cedo para arrumar o guarda-chuva
Depois do cheirinho a Verão que tivemos esta semana, o tempo vai voltar a apresentar-se mais carrancudo. Começando hoje no interior norte e centro do país e generalizando-se a todo o território a partir de amanhã, a chuva vai regressar, acompanhada por uma assinalável descida das temperaturas. Assim continuará durante os próximos dias, prevêem os especialistas.
A NÃO PERDER
Malditos mosquitos!...
Mesmo se não considerarmos a sua capacidade para transmitir doenças graves, os mosquitos continuam a ser uns bichos deveras irritantes. Inoportunos. Incómodos. Mas estes são apenas hilariantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário