Translate

domingo, 1 de abril de 2018

Última hora: descobertas 5 mil toneladas de ouro debaixo da Torre de Belém

admin

A agência LUSA acaba de anunciar a descoberta de 5 mil toneladas de ouro debaixo da Torre de Belém. Segundo testemunhas oculares, esta estranha e fantástica descoberta terá sido feita por um turistas inglês, por acidente, enquanto procurava o WC e se enganou no caminho, tendo descoberto uma sala secreta, desconhecida pelas autoridades e pelos arqueólogos. A polícia foi imediatamente chamada ao local e confirmaram-se as suspeitas.

Não se sabe ainda a origem deste ouro e quem o terá colocado ali. Carlos Tavares, arqueólogo responsável pela vigilância e manutenção dos edifícios históricos da Câmara Municipal de Lisboa já veio dizer que, provavelmente, o ouro terá sido utilizado para reforçar os alicerces do monumento. Quanto à sua origem, são ainda muitas as especulações, mas Carlos Tavares indica que poderá tratar-se de ouro vindo do Brasil durante o século XVIII.

O Presidente da República encontra-se já a caminho e já declarou que, o seu principal objectivo, é distribuir afectos pelo cidadão que encontrou o ouro e tirar uma selfie junto às 5 mil toneladas do metal precioso.

Estes dados levantam 2 sérios problemas diplomáticos: por um lado, o cidadão inglês alega que o ouro lhe pertence já que foi ele que o descobriu, havendo o risco de este o levar para Londres e tudo desaparecer depois da saída do Reino Unido da União Europeia. Por outro lado, o governo brasileiro poderá estar a preparar-se para reclamar o ouro como sua propriedade, de forma a compensar a exploração portuguesa durante séculos. Ao que parece, o presidente brasileiro já terá planos para o ouro: investir 5% na Petrobras e dividir os restantes 95% pelos amigos.

A retirada do ouro dos alicerces da Torre de Belém coloca, no entanto, alguns problemas técnicos. Os arqueólogos afirmam que a Torre terá que ser desmontada, peça por peça, e transladada para outro local. Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, declarou que a Torre deveria ser mudada para a Buraca com o argumento de que um monumento histórico tão importante deve ser colocado num local onde possa inspirar a mudança num local tão problemático e com tanta falta de monumentos como a Buraca. O único inconveniente da sugestão de Catarina Martins parece ser a mudança de nome de "Torre de Belém" para "Torre da Buraca".

O Primeiro Ministro, António Costa, emitiu já um comunicado saudando a descoberta e dizendo que o ouro será cuidadosamente guardado nos cofres da Caixa Geral de Depósitos, mencionando ainda que uma descoberta destas só podia acontecer durante um governo socialista, porque é durante os governos socialistas que acontecem coisas boas e que, provavelmente, o governo de escondeu o ouro na Torre de Belém, durante o século XVIII, era um governo PSD, porque segundo António Costa, só um governo de direita se lembraria de tal coisa.

Rui Rio, do PSD, já veio dizer que não tem nada para dizer mas fontes próximas do líder social democrata garantem que a primeira coisa que se deveria fazer com o ouro era dar-lhe um banho de ética, embora não saibam exactamente em que isso consiste. Pedro Passos Coelho, o antigo líder do PSD, insinuou esta manhã que o ouro possa ter sido ali colocado pelo seu governo, de forma a garantir uma almofada financeira quando chegasse o diabo, ou seja, a crise.

Assunção Cristas também se pronunciou. Disse que rezou durante muitos anos por uma descoberta como esta e congratulou-se com a notícia. Acrescentou ainda que este é um sinal de que o CDS será governo num futuro muito próximo. Quem também já se pronunciou foi Jerónimo de Sousa, líder do PCP, que disse que o ouro pertence ao povo e aos trabalhadores, especialmente ao povo e aos trabalhadores filiados na CGTP e que trabalham no Metro, na Carris e na AutoEuropa.

O ex-primeiro ministro José Sócrates também já reagiu. Segundo o próprio, o ouro pertence a um amigo dele, obtido de forma totalmente legítima num negócio de venda de computadores à Venezuela. A Polícia Judiciária suspeita, no entanto, que José Sócrates tenha pedido à sua empregada para esconder o ouro debaixo da Torre de Belém quando soube que estava sob escuta das autoridades.

Se leu a notícia até aqui... feliz dia das mentiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário