Translate

segunda-feira, 7 de maio de 2018

RTP - O Essencial

O Essencial

7 Maio, 2018

Partilhar . Subscrever

Carlos Santos Neves
Coordenador Multimédia
Carlos Santos Neves

Bem-vindo

À saída de um fim de semana rico em matéria desportiva, há duas conquistas incontornáveis: o Futebol Clube do Porto festeja desde a noite de sábado o 28.º título de campeão nacional de futebol; João Sousa inscreveu definitivamente o nome na história do ténis português, ao vencer o Estoril Open.


A festa é azul e branca

A festa é azul e branca

A decisão ficou carimbada com o empate entre Sporting e Benfica em Alvalade e a festa dos “filhos do Dragão” começou a desenhar-se logo aí, prolongando-se, depois, por todo o dia de domingo. O Futebol Clube do Porto sagrou-se campeão nacional. Travou assim aquela que seria uma inédita marcha benfiquista rumo ao penta. O Mário Aleixo resume aqui as horas de celebração com epicentro na Invicta.


O feito histórico de João Sousa

O feito histórico de João Sousa

De um fim de semana de títulos desportivos sobressai ainda a conquista de João Sousa, que entra para a história como o primeiro tenista português a vencer o Estoril Open. “Em casa”, o agora 48.º mundial bateu em dois sets o norte-americano Frances Tiafoe. Emocionado, afirmou que este foi “um sonho tornado realidade” e que sempre quis “vencer em Portugal”.


Orçamento do Estado é o pêndulo de Marcelo

Orçamento do Estado é o pêndulo de Marcelo

O aviso à navegação fica feito numa entrevista à Rádio Renascença e ao diário Público. O Presidente da República admite antecipar as eleições legislativascaso o Orçamento do Estado para 2019 seja chumbado. “Se não houver Orçamento aprovado, aí coloca-se um problema muito complicado, que seria o reinício do processo orçamental, e provavelmente aí teria de se pensar duas vezes sobre se faz sentido não antecipar as eleições”, reflete Marcelo Rebelo de Sousa.


Putin. Quatro vezes Presidente

Putin. Quatro vezes Presidente

“Não se sabe se Putin teve de reaprender o juramento como Presidente mas é pouco provável. Foi a quarta vez que o proferiu, esta segunda-feira, e espera-se que já o saiba de cor”, escreve a Graça Andrade Ramos. Vladimir Putin tomou posse para novo mandato à frente dos destinos da Federação Russa. Na véspera desta cerimónia foram detidas mais de 1500 pessoas durante manifestações contra o homem forte do Kremlin. O principal rosto da oposição, Alexei Navalni, figura entre os detidos.


Interior à procura de voz

Interior à procura de voz

O Movimento pelo Interior propõe a deslocalização de 25 serviços públicos nos próximos anos. Reivindica também mais apoios a quem quiser investir nestas regiões. Pensado para três legislaturas, o programa será apresentado este mês.


Irão adverte Trump contra saída de acordo nuclear

Irão adverte Trump contra saída de acordo nuclear

A poucos dias de ser desvendada a decisão do Presidente dos Estados Unidos sobre o acordo nuclear com o Irão, o Presidente iraniano, Hassan Rouhani, volta a sair à liça para garantir que a República Islâmica está pronta a resistir a quaisquer pressões da Administração Trump destinadas a conter a influência de Teerão no Médio Oriente.


Médicos a postos para a greve culpam Governo

Médicos a postos para a greve culpam Governo

Federação Nacional de Médicos e Sindicato Independente dos Médicos publicam hoje na imprensa uma mensagem a desfiar os motivos da greve de três dias que tem início na terça-feira. Entre os erros apontados à tutela está a contratação de serviços temporários que não permitem formação adequada para médicos mais novos. A paralisação visa também reivindicar a revisão de carreiras e grelhas salariais.


Lisboa, palco da Eurovisão

Lisboa, palco da Eurovisão

Arrancou oficialmente o Festival Eurovisão da Canção. Os representantes dos 43 países participantes desfilaram na passadeira azul. Nesta festa de abertura estiveram o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis.


A NÃO PERDER

Tutankamon. Uma teoria cai por terra

Tutankamon. Uma teoria cai por terra

Teria sido uma das mais importantes descobertas arqueológicas dos nossos dias. Mas a tese não pôde ser confirmada. No milenar Vale dos Reis, em Luxor, as autoridades egípcias deram como concluídos os trabalhos destinados a encontrar uma hipotética câmara secreta no túmulo do icónico faraó Tutankamon. Chegou a aventar-se, no Egipto, que havia “90 por cento de certeza” sobre a existência de tal espaço, supostamente selado por uma parede. E teorizou-se que poderiam ali repousar os restos mortais da igualmente icónica rainha Nefertiti. A BBC conta a história desta desilusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário