Translate

terça-feira, 19 de junho de 2018

Maioria dos eleitores do PS, BE e PCP querem ‘geringonça’ em 2019

Revista de Imprensa JE

09:34

De acordo com uma sondagem da Aximage para o “Jornal de Negócios” e “Correio da Manhã”, a preferência dos eleitores mais à esquerda recai sobre a atual solução política.

Rafael Marchante/Reuters

“O que deve fazer o Partido Socialista (PS) se não tiver maioria absoluta nas legislativas do próximo ano?”. Leia-se: a atual solução política deve continuar em 2019? De acordo com uma sondagem da Aximage para o “Jornal de Negócios” e “Correio da Manhã”, divulgada ao longo desta semana, a preferência dos eleitores mais à esquerda recai sobre a continuação da designada ‘geringonça’.

Entre quatro opções distintas – “Voltar a aliar-se ao Bloco de Esquerda (BE) e ao Partido Comunista Português (PCP)”; “Aliar-se ao Partido Social-Democrata (PSD)”; “Governar sozinho procurando apoios pontuais à esquerda e direita” e “Sem opinião” -, a maioria dos eleitores do PS, BE e PCP assinalou a repetição deste modelo de Executivo.

Mais de metade (56%) dos apoiantes do partido liderado por António Costa disseram querer voltar a apostar na aliança, uma percentagem que foi igual nos bloquistas. Quanto aos militantes do PCP, esse valor aumentou: 62% assinalaram a 1ª opção.

Sem muitas surpresas, 42% dos sociais democratas e quase metade dos centristas (48%) adiantou, nestas intenções de voto, que preferia que o PS governar sozinho. Já para 36,5% dos inquiridos, se forem convocadas eleições antecipadas a culta é dos socialistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário