Translate

terça-feira, 26 de junho de 2018

Projeto colore comunidade em BH

aventar_fb_header

26/06/2018 by Sotero

Desde o dia 10 de junho, a comunidade do Cruzeirinho, no Alto Vera Cruz,  recebe artistas visuais para a execução do projeto M.A.MU. – Morro Arte Mural, projeto concebido e executado pela Pública, agência de arte de duas das três idealizadoras do CURA- Circuito Urbano de Arte, festival que projetou Belo Horizonte (MG) para o circuito internacional de arte urbana.

A comunidade da região leste de BH, referência em arte e cultura, deu abertura para o projeto e construir essa edição junto com a Pública. Os artistas Zeh Palito (SP) e o Rimon Guimarães (PR), dupla que forma o coletivo Cosmic Boys e já viajaram para dezenas países, pintando áreas vulneráveis na Síria, Guatemala, Cuba entre outros,  se uniram aos artistas locais; Marlon, Abay, Camila Baldon, Drin, Peter e Lucas (MG) e estão colorindo mais de 20 casas da comunidade do Cruzeirinho, no Alto Vera Cruz.

A maior parte da equipe como produtores de base, assistentes de pintura e equipe de reparo das casas são moradores do Vera Cruz. E foram os jovens da comunidade que fazem parte de uma cena forte de graffiti na cidade quem escolheu o tema e professores das oficinas;  Favela e seus múltiplos aspectos. Na origem, antes de ser o nome popularmente conhecido das comunidades periféricas que subiram o morro no início do século XX, o nome favela significa um tipo de planta trepadeira. A trepadeira é uma planta que cresce em ambientes hostis, com pouca água e sem precisar de terra. Para os artistas convidados, a imagem dessa planta remete ao povo que cresce e floresce nessas comunidades, criando o que há de mais autêntico nas artes, uma cultura tão forte e criativa que é inspiração para muitos artistas dos grandes centros.

11,4 milhões de pessoas vivem Vilas e Favelas em todo o Brasil (Censo 2010).

Além da pintura, o projeto ainda vai promover duas oficinas de formação no graffiti para jovens e aspirantes artistas. A oficina de caligrafia do graffiti será ministrada pelo artista Wera e a outra de técnicas e profissionalização por Ed-mun e Tot, da PDF Crew. As oficinas são gratuitas e serão realizadas nos dias 30 de junho e 01 julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário