Translate

sábado, 21 de julho de 2018

Escola Oliveira Lopes a meio da viagem…

Na qualidade de dirigente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes agradeço as palavras que nos foram dirigidas, direta e publicamente, ontem pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Válega, Jaime Duarte de Almeida, pelo Dr. João Borges e pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Domingos Silva que enalteceram o relevante papel que tivemos na génese e temos tido no processo de requalificação da Escola Oliveira Lopes.

Agora há que concretizar plenamente a proposta de musealização/museografia da Escola Oliveira Lopes, que teve como proponente a Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes e que foi apresentada à CMO em 2011 e 2013, e que resultou de muito e apurado trabalho, que foi realizado entre 2010/11, entre a Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes e o Dr. João Borges.

Felicito também todos aqueles que, não obstante, não terem acreditado no nosso "sonho", mudaram de ideias, provando que são homens e mulheres inteligentes, pois como diz o Povo "só os burros não mudam de ideias".

Agradeço ainda as inúmeras mensagens que temos recebido de amigos e antigos alunos a felicitar também a Direção Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes por terem encetado uma luta incansável para que a escola não virasse um "mono" ou "pombal".

Dado que têm sido muitos os pedidos de pessoas que querem saber o conteúdo da proposta de Musealização da Escola Oliveira Lopes, prometemos que a daremos a conhecer em breve.

O espaço museológico deverá ser potenciado pela criação de uma parede de luz com quadros de lições de coisas na sala de aula, a criação de mini horta pedagógica/herbário com caixas no logradouro, construção de réplicas de mobiliário da sala de aula para que alunos visitantes possam experienciar, não danificando o espólio original, a criação de reservas visitáveis, a inclusão do parque infantil ‘misto’ (que integre para além dos tradicionais equipamentos, as chamadas brincadeiras e jogos de escola (por exemplo, macaca e tabuleiro de xadrez "gigante"), a criação de um áudio-guia, entre outros elementos, que constam da proposta de Musealização da Escola Oliveira Lopes apresentada à Câmara Municipal de Ovar em 2011 e em 2013”.

A requalificação da Escola Oliveira Lopes é uma obra que também é nossa, mas é, sobretudo, de Todos. Uma palavra de apreço a todos os que me acompanham na Direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes. Obrigado pela vossa coragem. Ainda há muito trabalho pela frente, mas conseguimos chegar a meio da viagem. Fomos a causa, os grandes impulsionadores e, isso, é reconhecido e valorizado.

O mérito também é nosso... O mérito também é de Todos. Estamos gratos e sentimos que temos quase o sentido de dever, totalmente, cumprido. A Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes são grandes e continuarão a sê-lo. Que não haja quaisquer dúvidas em relação a isso.

Parabéns à Câmara Municipal de Ovar, em particular ao Presidente Salvador Malheiro, porque foi ousado, aceitando o nosso desafio, ao Povo de Válega, à Junta de Freguesia de Válega, ao meu "mestre", professor Joaquim de Almeida e Pinho e ao grande João Borges (em boa hora o conhecemos).

Aguardamos com a expetativa o regresso à Escola Oliveira Lopes da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes, a nossa sede e local onde tudo começou...

Fizemos História. Vamos continuar a fazê-la. Podem continuar a contar connosco.

Valeu a Pena! Vox Populi, Vox Dei.

A Direção.

Augusto Pinho

Sem comentários:

Enviar um comentário