Translate

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Governo alemão diz que os Tesla são carros de luxo e pede devolução do “bónus ambiental”

José Varela Rodrigues

12:27

O governo alemão tem um programa que subsidia quem compra veículos elétricos, com o objetivo de promover a venda deste tipo de automóveis em detrimento dos carros tradicionais. O valor dos veículos em causa não podem superar os 60 mil euros. Centenas receberam abonos de quatro mil euros para comprar Modelo da Tesla

Na Alemanha, centenas de proprietários do Model S da Tesla foram obrigados a devolver o subsídio de quatro mil euros, concedido em abono da compra de automóveis eléctricos, após uma agência governamental ter considerado os automóveis Tesla carros de luxo e, por isso, não entram no programa de apoio governamental à compra e veículos elétricos.

De acordo com a “Bloomberg“, em meados de março 800 pessoas receberam o chamado “bónus ambiental”, pensado para impulsionar as vendas de automóveis eléctricos. Agora, serão notificadas para devolver o valor recebido. Já outros 250 compradores de veículos Tesla não chegaram a receber qualquer abono.

A decisão de deixar os eléctricos da Tesla fora deste bónus foi tomada pelo Departamento Federal para Assuntos Económicos. A fabricante de Elon Musk não terá visto com bons olhos a decisão do governo alemão e deverá recorrer da decisão, segundo um comunicado desta quarta-feira citado pela “Bloomberg”.

Em causa está o volume de vendas da Tesla na Alemanha. As vendas de veículos electrificados na Alemanha aumentaram 64% no primeiro semestre de 2018, o que coloca o país no topo dos cinco principais mercados da União Europeia em carros eléctricos.

Na Alemanha, o governo tem um programa que apoia, com o chamado “bónus ambiental”, quem compre veículos eléctricos que não superem os 60 mil euros. No caso da Tesla, um Model S 75D, o modelo mais económico entre os Model S, está listado com um preço a rondar os 72 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário