Translate

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

DOS ANJOS

  por estatuadesal

(José Gabriel, 25/12/2018)

anjos.jpg

Séculos de discussão sobre magnos problemas como o sexo dos anjos, quantos anjos se podem sentar na ponta de uma agulha e, até mais simplesmente, onde residem e o que fazem os anjos, foram, de um golpe, resolvidos pela palavra de António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

Os anjos são, aleluia, os senhores Magistrados. Estão muito acima de nós - voam, portanto -, restantes mortais. O problema do sexo das puras criaturas fica, pois, a caminho de solução satisfatória - por assim dizer. Sobre o de quantos anjos se podem sentar na ponta de uma agulha é melhor não me adiantar em considerações, não me puxem pela língua, que apesar do apelido tenho pouco de angelical.

Fica, agora, a magna questão das hierarquias, que nos anjos são as ordens Ordens Angélicas: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias. Muito simples e organizado, como aconselha o estatuto da divindade.

Já nas instâncias terrenas as coisas são muito mais complicadas - é conhecida a incurável vocação dos homens para provocar os que lhes estão muito acima! Por isso, reina o escândalo no reino dos homens sobre quantos deles se podem abeirar do Coro ou Ordem maior, o mais próximo da divindade - coisa mui abominada pelas aladas figuras .

É de mais para mim, que ainda apanho uma alergia a penas. Mas os anjinhos que tenham cuidado, que não é a primeira vez que há confrontos nas celestiais paragens e, nesses tempos remotos como agora, quem se lixa é o mexilhão, perdão, o povo - que, de resto, veio a descobrir nesses eventos que os anjos também podem ser corruptos.

Sem comentários:

Enviar um comentário