Translate

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Greve mundial pelo clima

De  euronews • Últimas notícias: 20/09/2019 - 16:24

Greve mundial pelo clima

Começou, esta sexta-feira, na Austrália uma semana de greve mundial pelo clima. Estão planeados mais de 1700 eventos em todo o globo, até ao dia 27 de setembro.

The New York Times

@nytimes

New York City will not penalize students who attend global youth climate strikes on Friday. “This completely changes things,” one student said. https://nyti.ms/2AlgcEN

Students in New York City protested against a lack of action on climate issues in Columbus Circle in May.

1.1 Million Students in N.Y.C. Can Skip School for Climate Protest

The city will not penalize those who attend global youth climate strikes on Friday. “This completely changes things,” one student said.

nytimes.com

7,301

1:30 AM - Sep 17, 2019

Twitter Ads info and privacy

2,016 people are talking about this

Em algumas cidades estão previstas marchas em outras, os ativistas vão acampar nos principais locais das urbes, até à próxima sexta-feira.

Esta greve mundial foi precedida por várias ações contra as alterações climáticas, por toda a Europa.

Na quinta-feira, os jovens da organização Climate Strike Action entraram no Parlamento suíço e ostentaram uma faixa que dizia: "É a contagem decrescente final - faltam 16 meses".

Na capital do Reino Unido, milhares de ativistas promoveram um funeral em frente à Semana de Moda de Londres. A cidade será um dos epicentros desta greve mundial pelo clima.

"Vamos fazer uma marcha fúnebre, que começa em Trafalgar Square e termina no principal local da Semana da Moda de Londres, 180 The Strand. A razão é que estamos diante de uma emergência absoluta e todos nós precisamos de ter espaço para chorar coletivamente. Vamos chorar pelo planeta, pela natureza, pelos animais e pelas pessoas que sofreram, que continuarão a sofrer, e pelas vidas que serão perdidas devido a esta crise", afirma a ativista Sara Arnold.

Na Alemanha, onde Angela Merkel anunciou recentemente um novo plano para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e tornar a economia mais verde, os ativistas bloquearam, no último fim de semana, o Salão Automóvel de Frankfurt.

Um protesto muito significativo num país que se orgulha da sua indústria automobilística.

A ativista Hannah Fiederer defende que "temos de nos afastar dos transportes individuais para os transportes públicos. Temos de nos afastar rapidamente, para o bem público."

Greta Thunberg

@GretaThunberg

Incredible pictures as Australia’s gathering for the #climatestrike
This is the huge crowd building up in Sydney.
Australia is setting the standard!
Its bedtime in New York...so please share as many pictures as you can as the strikes move across Asia to Europe and Africa!

View image on Twitter

32.8K

3:28 AM - Sep 20, 2019

Twitter Ads info and privacy

9,974 people are talking about this

"Vivemos nos arredores da cidade e funciona muito bem chegar à cidade sem carro, mesmo a 10 quilómetros de distância. A viagem de ida e volta funciona. É tudo uma questão de reajustamento, mas traz diversão, custa muito menos. E mantém-nos em forma", diz o ativista Stefan Henssler.

Esta greve mundial pelo clima foi inspirada pela jovem ativista sueca Greta Thunberg e ocorre a poucos dias da Cimeira de Ação Climática das Nações Unidas, marcada para a próxima segunda-feira em Nova Iorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário