De Euronews • Últimas notícias: 12/11/2019 - 09:16
Former Bolivian President Evo Morales holds a Mexican flag onboard a Mexican government's aircraft in an unidentified location November 11, 2019
Evo Morales fugiu para o México, pais que lhe garantiu asilo político e enviou um avião para o recuperar da Bolívia, face a receios pela vida do ex-chefe de Estado.
Numa foto pode ver-se o presidente boliviano a bordo de uma aeronave e com uma bandeira mexicana. Numa publicação anterior no Twitter, vê-se Morales em condições precárias num refúgio já depois de deixar a presidência.
Thomas van Linge
✔@ThomasVLinge
#Morales fall from power captured in two pictures
O chefe de Estado, acusado de fraude eleitoral, aconselhado a demitir-se pelos militares e forças policiais, deseja regressar ao país com mais "força e energia".
Entretanto, face ao vazio de poder, face à demissão de todos na linha de sucessão governativa, a vice-presidente do Senado, Jeanine Áñez anunciou que vai assumir a presidência do país, sendo considerada a natural sucessora temporária até serem realizadas novas eleições.
Enquanto os críticos de Morales celebram a demissão e exílio, o comando militar boliviano ordenou para que as tropas deem apoio à polícia que enfrenta a ira dos apoiantes do agora ex-presidente exilado.
As tensões inflamaram-se em La Paz, depois da demissão, com registos vandalismo, pilhagens e cidadãos a munirem-se armas para defender os seus bens.
Sem comentários:
Enviar um comentário