De Teresa Bizarro Almeida com Lusa, Reuters• Últimas notícias: 02/12/2019 - 11:24
Ministra chilena do Ambiente preside à COP 25, em Madrid -
Direitos de autor
REUTERS/Susana Vera
Tempo de Agir" é o mote da Conferência das Nações Unidas para as alterações climáticas que faz de Madrid a capital do ambiente até 13 de dezembro. É a 25ª conferência das partes e leva o acrónimo de COP 25 que promete dominar as conversas nos próximos dias.
A cimeira sobre o clima estava inicialmente prevista para o Chile, mas a instabilidade política em território chileno obrigou a alterar o local da conveção. A presidência da conferência mantêm-se com a ministra chilena do Ambiente, que tomou posse esta segunda-feira.
Carolina Schmidt@CarolaSchmidtZ
Es OFICIAL, el #GobiernoDeEspaña (@desdelamoncloa) entregó formalmente el recinto de la @COP25CL a la #ONU.
¡Afinando los últimos detalles para dar inicio a la #COP25! BIEN https://twitter.com/PEspinosaC/status/1200778510559850496 …Patricia Espinosa C.
✔@PEspinosaC
Ha pasado menos de un mes desde que cambió la sede de #COP25, de Santiago a Madrid, y está casi todo listo para que el lunes empiece la conferencia de #CambioClimático de la @ONU_es. Gracias a @CarolaSchmidtZ, @Teresaribera y a todos los que lo han hecho posible. #TiempoDeActuar
23 people are talking about this
50 líderes mundiais - entre os quais o primeir-ministro português - marcam presença em Espanha, numa demonstração externa de empenho em políticas mais sustentáveis, mas são esperadas delegações de 196 países.
António Guterres, o secretário-geral da ONU já antecipou o que se pretende: um aumento da "vontade política" na resposta ao que a comunidade científica pede na luta contra as alterações climáticas.
António Guterres
✔@antonioguterres
The human species has been at war with the planet.
Now the planet is fighting back.
Climate change has escalated into a global climate emergency.
But my message at #COP25 is not one of despair, but one of hope and successful #ClimateAction. http://bit.ly/2LdemeL
1,505 people are talking about this
Para o Guterres "durante muitos séculos a espécie humana esteve em guerra com o planeta e o planeta está agora a contra-atacar": "Temos de parar a nossa guerra contra a natureza e a ciência diz que podemos fazê-lo", sublinhou.
Objetivo: cumprir o Acordo de Paris
As contribuições dos países para o Fundo Verde Climático de assistência aos países em desenvolvimento e a criação de um mecanismo de compensação às nações que sofram danos por causa de fenómenos climáticos extremos são alguns dos compromissos a que praticamente todos os países do mundo aderiram, mas que demoram a ser cumpridos quatro anos depois da assinatura do Acordo de Paris.
Sem comentários:
Enviar um comentário