Translate

terça-feira, 31 de março de 2020

Coronavírus: 160 mortos e um planalto. País continua a evitar a montanha epidémica

Vera Lúcia Arreigoso

Vera Lúcia Arreigoso

Jornalista

31 MARÇO 2020

Partilhar

Facebook
Twitter
Email
Facebook

Esta é a sua newsletter exclusiva com as últimas novidades, sugestões de leituras e informação úteis, que lhe enviamos sempre que a situação o justifique.
Portugal está a conseguir aplanar a curva da epidemia, evitando a procura desenfreada de cuidados médicos e o colapso do sistema de Saúde. As medidas impostas pelo Governo parecem estar a surtir efeito e torna-se quase inevitável o prolongamento do Estado de Emergência. Vamos ter todos de continuar em casa. O número de infetados já supera os sete mil e as mortes a centena, esta terça estão contabilizadas 160. Ao fim do dia, aterra no Porto mais um avião com toneladas de material de proteção individual e estão disponíveis agora sete mil testes diários.
Há várias medidas de apoio para a quebra de rendimentos das famílias e das empresas, embora para alguns, como quem está a recibos verde, ainda vá ser demorado. Para os dias de confinamento que vão continuar, há diversos conselhos para quem está fechado com crianças. Não é fácil, mas há como torná-lo menos difícil.

Siga tudo AQUI
Estado de emergência vai ser renovado. Mais medidas na mão do Governo Marcelo quer renovar o estado de emergência mas o decreto presidencial não deverá mudar. Se o Governo quiser, tem margem para ir mais longe. "Vamos ter que prolongar as medidas adotadas", reconheceu o primeiro-ministro. E esta terça-feira, a "união nacional" dá início ao processo. Sondagem da Marktest diz que 94% dos portugueses quer que o PR prolongue as restrições por mais 15 dias.
O pesadelo dos governos é uma epidemia por vagas E se a melhor forma de controlar os efeitos devastadores na saúde for tomar medidas restritivas agora e depois ter de o fazer de novo? As incógnitas são muitas, mesmo entre os cientistas.

Covid-19. Número de recuperados em Portugal pode ser superior aos 43 oficiais Para um doente ser dado como recuperado, tem de ter dois testes negativos ao novo coronavírus num intervalo entre 24 e 48 horas. Porém a prioridade da Direção-Geral da Saúde é a deteção de novos casos.
Mortalidade em Portugal está a aumentar desde o início do mês A mortalidade por todas as causas tem vindo a registar uma tendência crescente, “visível há quatro semanas e que se observa, principalmente, no grupo etário dos 75 ou mais anos”, admite a Direção-Geral de Saúde.
Governo garante: não há “qualquer proposta fundamentada” para cerco sanitário no Porto De acordo com o decreto que define o estado de emergência, é da responsabilidade do membro do Executivo que tutela a Administração Interna encerrar ou restringir a circulação.
Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória Quem aceder à moratória dos bancos pode nem pagar juros nem capital até setembro, mas esses juros contarão para o cálculo da prestação a partir de outubro.
Recibos verdes sem apoio até maio Segurança Social só disponibiliza formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril e 'empurra' pagamento de apoios para o mês seguinte.
Atrasos no pagamento das rendas sem juros de mora para os inquilinos O sector imobiliário é dos mais afetados pela pandemia do Covid-19. Governo prepara-se para aprovar pacote de medidas para salvar os portugueses da crise imobiliária.
Apoio financeiro para os pais durante férias da Páscoa nas mãos do PSD Oposição está de acordo: todos propõem ou pelo menos concordam que o apoio para os pais que têm de ficar em casa seja alargado ao período das férias da Páscoa. Falta saber a posição do PSD, que com o seu voto pode forçar o Governo a estender o apoio.
Onze recomendações para manter as crianças seguras em casa A pensar nos pais e cuidadores dos mais jovens, a APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil elaborou um conjunto de recomendações para manter as crianças mais seguras no interior das suas casas e evitar os acidentes domésticos durante a pandemia de covid-19.
Na opinião, como escreve Elizabete Miranda, este é um momento de "angústia, do empresário no momento de pagar salários" e do empregado que não passa sem o rendimento do trabalho.

Coronavírus no mundo. Um mapa e cinco gráficos para ver onde a epidemia já chegou (Portugal é 15º em casos e 12º em mortes)

Em Portugal os números sobem todos os dias e somos o 15º país com mais infetados no mundo, sendo o 13º em número de mortes registadas. Há atualmente 7443 casos confirmados, mais 1035 do que ontem. 43 pessoas já recuperaram e 160 faleceram. O Norte do país continua a ser a região de maior incidência, 4452 casos, segue-se Lisboa, com 1799, e a Região Centro, com 911. As ilhas também já reportaram casos positivos: 48 nos Açores e 46 na Madeira.

Os Estados Unidos lideram a lista de países com mais casos confirmados de Covid-19, com praticamente 143 mil casos. A Europa tem mais de 413 mil casos e é atualmente a região mais afetada pelo surto que já tem mais de 778 mil casos confirmados a nível global. Itália, o país europeu mais afetado, tem mais de 101 mil casos e mais de 11 mil mortes, seguido de Espanha com 94 mil infetados e mais de 8 mil mortes (8,7%).
​​​​​​​A epidemia do novo coronavírus, Covid-19, continua a aumentar a nivel global e há, nesta altura, cerca de 778 mil casos confirmados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, 7443 em Portugal. O número de mortes subiu globalmente para 36 mil. Portugal registou o 160.º óbito de um caso positivo. Itália – o país europeu mais afetado pelo vírus – já passou os 101 mil casos e tem 11.591 vítimas mortais (11%), números da Proteção Cívil italiana. Ainda na Europa, Espanha é o segundo país com maior incidência: 94.417 casos confirmados e 8189 mortes. O Reino Unido tem 22.141 casos e soma 1408 mortes (6,4%). Fora da Europa, os Estados Unidos é o país com mais casos confirmados de Covid-19, são 143.025 e 2509 vítimas mortais.
A China, ainda que seja o segundo país mais atingido em número total de casos contabilizados desde o início do surto, em mortes já foi ultrapassada por Itália e por Espanha. O número de mortes recentes em território chinês é residual, 5 nas últimas 24 horas. Os novos casos na China têm vindo a subir ligeiramente nos últimos dias face à semana anterior, 121 é o último valor reportado. Os últimos números do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças apontam para 37.272 mortes em casos confirmados de Covid-19.

Sem comentários:

Enviar um comentário