Translate

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Christo morreu, os EUA estão a ferro e fogo e já está tudo em pulgas para voltar aos centros comerciais

Curto

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

01 JUNHO 2020

Partilhar

Facebook
Twitter
Email
Facebook

Detroit EUA

Bom dia,
Este é o seu Expresso Curto deste primeiro dia da semana e primeiro dia do mês de Junho (Dia da Criança) e primeiro dia da terceira fase de desconfinamento da pandemia.
Venha daí comigo,
A expressão a ferro e fogo pode ser um cliché mas muitas vezes os clichés ajudam-nos a perceber, ainda que a traço grosso, o que se passa.
Há dias que em várias cidades dos Estados Unidos se sucedem os protestos populares, misturados por vezes com pilhagens, confrontos com a polícia, violência e destruição de bens, depois da morte do afro-americano George Floyd às mãos da polícia (cuja brutalidade ficou testemunhada em imagens).

Os protestos chegam mesmo às portas da Casa Branca. O tom inflamado do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ajudado a colocar gasolina na fogueira, com as suas sucessivas declarações incendiárias e classificação redutora dos manifestantes.

Aqui deixo alguns links úteis para seguir o que se passa nos Estados Unidos:
Donald Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

Polícia de Nova Iorque: Trump diz que não há ninguém melhor, imagens provam o contrário
Não se pode excluir que caso de Floyd beneficie Trump
Pelo menos 345 detidos e 33 polícias feridos nas manifestações em Nova Iorque

Polícia anuncia segunda pessoa morta a tiro em Indianápolis

Polícia de Mineápolis descobre cadáver perto de carro queimado em motins
George Floyd e o polícia que o matou trabalharam como vigilantes no mesmo clube noturno
As manifestações já se alargaram a fora dos EUA, por exemplo aqui e aqui.

Mudando de tema,
Morreu ontem em Nova Iorque o artista de origem búlgara Christo, que ficou mundialmente famoso como as suas obras que consistiam em embrulhar (literalmente) edifícios e monumenos – considerava que a arte nos espaços públicos devia estar exposta e acessível a todos. Entre as mais famosas criações estão o embrulho do Reichstag, em Berlim, ou da Pont Neuf, em Paris. Para este ano, estava previsto o mesmo para o Arco do Triunfo, em Paris, e os responsáveis já garantiram que apesar da morte do artista a ideia é que a iniciativa não seja travada.
O sol e o calor levaram este fim de semana, como já tinha acontecido sete dias antes, muitos portugueses à praia. O calor, por um lado, e o desconfinamento, por outro, ajudam a que a vontade de sair de casa seja grande.
Na Costa da Caparica, um jovem de 22 morreu, tendo sido encontrado a flutuar de barriga para baixo numa das praias a sul de Lisboa.
Deixo a pergunta: que sentido faz num país como Portugal, com 800 quilómetros de costa e quase tanto de praias, em que os portugueses são literalmente loucos por areia e mar, que as épocas balneares e a vigilância não coincidam com aquilo que leva as pessoas ao mar, o bom tempo?
Estamos com temperaturas acima dos 30 graus. Mas a época balnear começa dia 6. Não há forma de alguém pensar neste assunto?
Hoje é o Dia1 da Fase3 do desconfinamento. Há novas regras nos centros comerciais, com excepções na zona de Lisboa, reabertura dos ginásios, dos jardins de infância (ainda a meio gás), dos espectáculos, concertos e cinemas, das Lojas do Cidadão, entre outras medidas (como o regresso das lojas de tatuagens e salões de beleza). Ao longo do dia, pode acompanhar no site do Expresso as reportagens e notícias que a nossa equipa está a preparar para si.
Aqui tem a listagem completa das medidas a que deve tomar atenção, porque vão de alguma forma ser sentidas por todos nós.
Também no teletrabalho há novas regras a partir de hoje. Mas o que já todos percebemos é que depois desta pandemia o mais provável é que para muitos a forma de trabalhar não mais seja a mesma. Leia o que escrevemos sobre o assunto.
Este fim de semana, assistiu-se à reabertura dos locais de culto e Marcelo não só foi à missa como esteve na mesquista de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário