Translate

sábado, 6 de junho de 2020

Regionalização

Há quanto tempo não ouvia esta palavra? O tema está em destaque no seu jornal este sábado porque há novidades e ainda ninguém tinha dado por elas. A meio da pandemia e sem anúncio, o primeiro-ministro decidiu dar andamento à primeira fase do processo. Costa acelera a regionalização é o título em destaque.
E se as alterações de que lhe falamos têm efeito a partir de setembro, há outras em que a contagem decrescente tem cada vez mais a meta à vista. A saída de Mário Centeno do ministério das Finanças obriga a escolher um novo titular para um cargo e na dança das cadeiras, há agora dois nomes a liderar as apostas. Opções internas para um processo que ainda está longe do fim.
O sucessor de Centeno terá à sua espera um vasto caderno de encargos que acaba de engordar com a promessa da ministra Mariana Vieira da Silva que, em entrevista ao Expresso, aposta num OE à esquerda para 2021 “no quadro em que aconteceu nos últimos quatro anos”. Antes disso, e noutro cenário político, chega já para a semana a fatura do orçamento suplementar.
Na política, damos-lhe ainda conta da notícia de que André Ventura procura apoio junto da família Bolsonaro e de que Adolfo Mesquita Nunes não avança para Belém, posiciona-se para o futuro do CDS.
O caso Maddie voltou às primeiras páginas dos jornais com o aparecimento de um novo suspeito. Um cidadão alemão que viveu por cá vários anos. O Expresso apurou que esteve preso duas vezes em Portugal e foi libertado meses antes da criança desaparecer.
Há uma foto na primeira página do Expresso que conta a história de uma América nas ruas contra o racismo e a crise. Uma história que no fundo é uma mistura de várias outras histórias que desembocam na violência a que todos assistimos, dia atrás dias, em quase todas as cidades americanas. A morte de George Floyd foi apenas o rastilho. Uma reportagem em Los Angeles.
Pinto da Costa e os dois adversários às eleições deste fim de semana dão entrevistas ao Expresso. Os três candidatos à presidência do FC Porto explicam os motivos que os levam a candidatar-se. A sublinhar, os elogios de Pinto da Costa a Pedro Proença e as palavras sobre o papel de Rui Moreira numa futura sucessão.
Sabia que há pessoas que têm uma resistência natural à covid-19? E que alguns rios, aliviados da poluição por força do confinamento, voltaram a atrair os banhos da população? Temos um exemplo para lhe mostrar. No dia da abertura oficial da época balnear em algumas praias, não estranhe se chegar ao areal e encontrar novas bandeiras. Têm cores e funcionam exatamente como os semáforos. Relembramos-lhe as novas regras de uma temporada como nunca vimos.
Não temos boas notícias para quem esperava pela chegada de junho para um pé de dança nas tradicionais festas dos santos populares. Não só estão proibidos os arraiais e as procissões em Lisboa e no Porto (o que não há memória de alguma vez ter acontecido), como a polícia vai estar em alerta para travar quem tente contrariar as proibições.

Sem comentários:

Enviar um comentário