Translate

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Sinais de vida em Vénus

De  Euronews  •  Últimas notícias: 15/09/2020

Sinais de vida em Vénus

Direitos de autor AP

Há vida em Vénus? De acordo com uma equipa internacional de astrofísicos, integrada pela portuguesa Clara Sousa-Silva, é uma hipótese plausível.

Um telescópio no Havai e um radiotelescópio no Chile captaram observações que permitiram descobrir que as nuvens de Vénus têm fosfina. Na terra, o gás é produzido por naturalmente por bactérias, que são organismos vivos.

"Restam-nos duas possibilidades remotas. Uma é a de que existe uma química desconhecida. A segunda, mais intrigante, é a de que pode existir uma forma de vida na atmosfera de Vénus que está a produzir a fosfina que detetámos", sublinhou Sara Seager, cientista planetária no Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Alguns cientistas acreditam que a forma de vida pode ser um tipo de partícula microbiana que vive dentro de gotículas líquidas, até porque o próprio planeta é quente demais para a sobrevivência.

"Não considero irrefutável que haja vida em Vénus, mas é um bioassinatura legítima. É uma pista legítima de que poderia haver uma biota próspera em Vénus", acrescentou David Grinspoon, astrobiólogo do Instituto de Ciência Planetária.

Desde a década de 60 que se fazem missões da NASA a Vénus. A nova descoberta aponta para os primeiros sinais de vida. Os especialistas dizem, no entanto, precisar de mais provas.

Sem comentários:

Enviar um comentário