Translate

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

 

Orbán ameaça destruir a política para a Ucrânia na reunião dos líderes europeus em Bruxelas

O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán
De  Euronews
Partilhe esta notíciaComentários

Os líderes da União Europeia reúnem-se em Bruxelas para uma cimeira de dois dias em que será definido o futuro da política do bloco em relação à Ucrânia.

Espera-se que sejam tomadas decisões importantes sobre a abertura formal de negociações de adesão da Ucrânia devastada pela guerra e a aprovação de um fundo especial de 50 mil milhões de euros para apoio a longo prazo, que está associado a uma revisão mais alargada do orçamento comum da UE.

As relações com outros países candidatos, como a Moldávia, a Geórgia e a Bósnia-Herzegovina, a guerra entre Israel e o Hamas, a situação na fronteira entre a Finlândia e a Rússia, a migração, a segurança e a defesa também farão parte da agenda deste Conselho Europeu.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, tornou-se o principal protagonista da cimeira ao montar uma feroz campanha de oposição para impedir as conversações de adesão com a Ucrânia e suspender quaisquer novas provisões de assistência financeira e militar. Ambas as decisões consequentes requerem a unanimidade dos 27 Estados-membros e são, por isso, vulneráveis a vetos nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário