Translate

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

 

O seu telefone e o seu computador realmente ouvem as suas conversas

By estatuadesal on Setembro 5, 2024

(Por Pierre-Alain Depauw in Reseau International, 05/09/2024, Trad. Estátua de Sal)



Milhões de pessoas já suspeitavam disso há muito tempo, mas um documento comercial vazado agora confirma que os nossos telefones estão realmente a ouvir-nos.

Uma aparente apresentação de um dos parceiros de marketing do Facebook detalha como a empresa ouve as conversas dos utilizadores para criar anúncios direcionados.

Mais uma vez, os “conspiradores” estavam certos

Numa apresentação de slides para os seus clientes, o Cox Media Group (CMG) afirmou que o seu software “Active-Listening” usa inteligência artificial para coletar e analisar “dados de intenção em tempo real”, ouvindo o que você diz através de seu telefone, do seu portátil ou pelo microfone do seu auxiliar doméstico.

Os anunciantes podem combinar esses dados de voz com dados comportamentais para atingir os consumidores no mercado ”, afirma o documento.

O material de vendas cita então o Facebook, o Google e a Amazon como clientes do CMG, sugerindo que eles poderiam estar a usar este serviço de escuta ativa para atingir os utilizadores.

O primeiro slide deste documento de promoção de vendas, vazado da CMG, descreve como o seu software de escuta ativa ouve as suas conversas e extrai dados de intenção em tempo real.

O processo é então dividido passo a passo, desde a identificação de um “rastro de dados” deixado pelas conversas e comportamento online dos consumidores até à criação de anúncios digitais direcionados.

A apresentação do argumento de venda vazou para jornalistas da 404 Media que estão apresentando tais recursos do software de escuta ativa para clientes potenciais.

O constrangimento tem sido grande desde que aquilo que era classificado como “teoria da conspiração” se tornou uma verdade comprovada. Envergonhado, o Google removeu o grupo CMG de seu site “Programa de Parcerias”. O mesmo constrangimento na Meta e na Amazon.

O método

A apresentação de slides do CMG não elucida se o software de escuta ativa está ouvindo você o tempo todo ou apenas em momentos específicos, quando o microfone do telefone está ativado, como durante uma chamada.

Os anunciantes então usam essas informações para atingir “consumidores no mercado”, ou seja, pessoas que estão a considerar ativamente a compra de um determinado produto ou serviço.

Se sua voz, ou dados comportamentais, considerarem a compra de algo, eles exibirão anúncios desse item. Por exemplo, falar ou pesquisar carros Toyota pode levar você a ver anúncios dos seus modelos mais recentes. “Uma vez lançada, a tecnologia analisa automaticamente o tráfego e os clientes do seu site para potencializar a segmentação do público-alvo de forma contínua”, afirma o documento. Portanto, se você sentir que está vendo mais anúncios de um determinado produto depois de conversar sobre ele com um amigo ou pesquisá-lo on-line, não é uma fantasia de sua parte.

Durante anos, os utilizadores de dispositivos inteligentes presumiram que os seus telefones ou tablets ouviam o que eles diziam. Mas a maioria das empresas tecnológicas sempre negou categoricamente essas alegações.

Por exemplo, o centro de privacidade online da Meta afirma: “Entendemos que às vezes os anúncios podem ser tão específicos que parece que temos que ouvir as suas conversas através do microfone, mas esse não é o caso”.

Mas esse vazamento é apenas o mais recente desenvolvimento em uma onda de relatórios que sugerem que o seu telefone está realmente a ouvi-lo e que sites, como o Facebook, podem estar a lucrar com o que você diz.

A 404 Media revelou pela primeira vez a existência do serviço de escuta ativa da CMG em dezembro de 2023.

Uma pequena empresa de marketing de IA chamada MindSift também se vangloriou em um podcast sobre o uso de alto-falantes de dispositivos inteligentes para direcionar anúncios.

Embora possa parecer surpreendente, a escuta ativa é perfeitamente legal, disse a CMG numa publicação no seu blog, que foi retirada em novembro de 2023. “Nós sabemos o que você está pensando. É realmente legal? A resposta curta é: sim. É legal que telefones e dispositivos ouçam o que diz”, dizia o artigo.

“ Quando um novo download ou atualização de aplicativo solicita que os consumidores assinem um contrato de termos de serviço, com várias páginas, em algum lugar nas letras miúdas, a escuta ativa geralmente é incluída.”

Isso poderia explicar como o CMG se sai em estados onde as leis de escuta telefônica proíbem gravar alguém sem o seu conhecimento, como na Califórnia.

CMG é um conglomerado de tecnologia americano com sede em Atlanta, Geórgia. A empresa fornece serviços de transmissão de mídia, mídia digital, publicidade e marketing e gerou 22,1 biliões de dólares em receitas em 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário