Qual é o valor económico da Gronelândia e porque é que Trump a deseja tanto?
(In canal Geopolítca do Telegram, 09/01/2025) De repente, toda a gente fala da Gronelândia. Normalmente, a Gronelândia é um lugar que é largamente ignorado pelo resto do mundo, mas aparentemente Donald Trump está muito empenhado em adquiri-la. Mas como é que isso seria? Se a Gronelândia se tornar o 51º estado dos EUA, terá tantos senadores americanos como o estado da Califórnia. Isso poderia ter implicações muito sérias para o equilíbrio de poder no Congresso. E como é que a Gronelândia votaria nas eleições presidenciais dos EUA? Alguém já pensou nisso? É claro que a Gronelândia poderia tornar-se apenas mais um território dos EUA mas, porque é que os cidadãos da Gronelândia quereriam tornar-se o próximo Porto Rico? Não me parece muito apelativo. E porque é que Trump está a dar tanta importância a este assunto? Cerca de 56.000 pessoas vivem na Gronelândia e 80 por cento do território está coberto de gelo. Então, porque é que Trump a quer tanto? Claro que a verdade é que tudo se resume a recursos naturais.
Estudos indicam que as águas ao redor da Groenlândia podem conter até 110 bilhões de barris de petróleo. Com os EUA consumindo cerca de 20 milhões de barris por dia, essas reservas poderiam atender às necessidades americanas durante anos.
A Groenlândia abriga um dos maiores depósitos não desenvolvidos de terras raras fora da China, essenciais para tecnologias avançadas, como eletrónica, veículos elétricos, turbinas eólicas e equipamentos militares. 3. Interesse Estratégico. Competição com a China: 4. Posição Geopolítica: 5. Implicações Políticas Tornar a Groenlândia um estado ou território americano impactaria o equilíbrio político interno, com a concessão de novos representantes no Congresso e possíveis implicações em eleições presidenciais. Há também o desafio de convencer os residentes locais e o governo dinamarquês, que atualmente administra o território de forma autónoma.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário