Translate

sábado, 4 de novembro de 2017

Chamem o Antifluffy

Estátua de Sal

por estatuadesal

(José Pacheco Pereira, in Público, 04/11/2017)

JPP

Pacheco Pereira

Os meus amigos do Media Lab for Citizenship, que organizam um evento anual, o Future Places, criaram uma personagem de um jogo anti-Pokémon, chamada Antifluffy. Conforme o nome indica, a personagem que se desloca nos eventos, com um homem por baixo, é exactamente o contrário de fofinha (nem acredito que escrevi esta palavra...), e por isso ninguém quer acariciar um Antifluffy com o seu corpo coberto de fitas negras de celulóide. Pois eu lembrei-me do Antifluffy como uma necessidade pública urgente para soltar no meio da nossa política, na Presidência, no Conselho de Ministros, em Belém e S. Bento e nos candidatos do PSD, onde também estão precisados de um antiproximidade. E também nos jornais, nas rádios e na televisão, que transpiram “casos humanos” e a exploração comercial da tragédia dos fogos, facilitando o perigoso contínuo da má política para o populismo.

Eu explico-me: já não posso com tantos afectos, tanto desejo de estar em cima das pessoas, tanta vontade de envolver tudo e todos numa sopa de pathos, como se fosse o pathos o que mais falta à vida pública portuguesa. Bem pelo contrário, o que falta é um quantum de racionalidade, nem sequer um quantum, que já por si só seria revolucionário, mas uma gigantesca dose de razão, de argumentos, de raciocínios, em vez de tornar a vida pública num festival de beijos e abraços, e de muita lamechice em relação à dor alheia. O problema é que quase se pode fazer uma correlação: quanto mais lamechice, menos reformas e menos mudanças. E de mudanças e reformas é que a nossa vida pública mais precisa.

Como muitas vezes escrevi e repito, a democracia precisa de doses equilibradas de logos(razão), pathos (emoção) e ethos (moral, virtude) e infelizmente está longe de as ter. Bem sei que atravessamos uma tragédia e as memórias vivas dessa tragédia estão por todo o lado. Compreende-se a emoção e seria mau que não existisse, e isso fez a diferença que tramou o primeiro-ministro e bem. Mas, passada a primeira e genuína impressão, naturalmente emotiva, há toda uma sobriedade que falta, há todo um momento em que há que dizer chega e passar para aquilo que é mais útil para todos, a começar por aqueles que perderam tudo nos fogos. Essa altura já passou há muito, e continuar no terreno do pathos, entre o genuíno e a exploração sentimental, não ajuda a resolver problema nenhum. Bem pelo contrário, é a melhor receita para uma política de má qualidade. O pathos é inimigo do tempo que é necessário para pensar, vive da imediaticidade.

Sabemos que o Presidente da República é aquilo a que já chamei, muito antes dos fogos, o Príncipe dos Afectos. Ninguém põe em causa que teve um papel na descompressão da depressão que vinha dos anos do “ajustamento” e da crise gerada nas últimas eleições. Nem sequer se pode pôr em causa que, em determinados momentos, os seus gestos são apaziguadores e necessários. Mas, se há coisa em que ter conta, peso e medida é vital para fazer a diferença, é na afectividade pública. Aliás, já havia excessos anteriores, em que desde a queda de uma avioneta até um acidente numa fábrica pirotécnica motivavam uma visita do Presidente, cuja popularidade é incontestável, mas cuja quase obsessão pela proximidade tem efeitos políticos perversos. Não é que pense que o Presidente queira ser protagonista de uma política populista que coloque em risco a separação de poderes e pretenda um poder pessoal, mas os efeitos sociais de um estilo populista de fazer política são perigosos, para além do protagonismo pessoal do actual Presidente. Uma das razões desse risco é ajudar a criar um padrão de comportamento dominante que pressione tudo e todos a segui-lo num mesmo “estilo”. A pressão sobre António Costa para um pedido de desculpas começou por ser uma constatação de que Costa procedera mal no momento mais agudo dos fogos, para se tornar uma exigência para que ele se comportasse “como o Presidente”. É o mesmo tipo de padrão que leva Pedro Santana Lopes a fazer a diferença do seu adversário centrada na “proximidade com as pessoas” e não na qualidade das políticas e propostas. E é, muito mais grave pelo seu poder multiplicador, o discurso da comunicação social, em particular as televisões “estetizando” os incêndios e valorizando o poder comunicativo da dor.

A política que se move preferencialmente no terreno das emoções, seja com pretexto na corrupção, seja na reacção à criminalidade, seja nas causas de indignação anti-“sistema”, seja também na sequência de tragédias quer individuais, quer colectivas, tem efeitos devastadores na racionalidade, nas pressões sobre os tribunais e nas “sentenças exemplares”, no justicialismo face ao crime, na falta de uma solução equilibrada para o pagamento que a democracia deve fazer aos seus eleitos ou aos seus custos de financiamento, resultando sempre no alimento que dá ao populismo. O populismo moderno, cujo reservatório são as “redes sociais”, tem hoje uma capacidade de potenciação enorme à medida que as mediações fundamentais para a democracia entram em crise, a começar pelo jornalismo profissional, ou a hierarquia dos saberes, ou as instituições representativas.

Uma democracia não pode viver sob uma espécie de ditadura dos afectos, o que não quer dizer que possa viver sem emoções. Mas trata-se de coisas distintas, sendo que, se se abafa o papel da racionalidade, o que acontece depois destes banhos afectivos, são muito más decisões, tomadas à pressa para dar um escape à pressão, mas que ou não mudam nada, ou, pior ainda, inquinam por muito tempo condições que a tragédia proporciona para realizar melhorias.

Não é crueldade nenhuma perceber que a dimensão da tragédia facilita reformas reais, porque criou uma tábua rasa a partir da qual muitas medidas de raiz podem ser tomadas, porque o “mundo velho” ardeu e já não existe. Por exemplo, no caso dos incêndios, há medidas imediatas que não podem ser adiadas, e há medidas que devem ser adiadas para serem bem pensadas e decididas com discernimento. É este segundo caso que o populismo afectuoso atinge com a sua pressão do imediato.

Aquilo de que a democracia mais precisa são coisas que cada vez mais escasseiam: tempo, espaço, solidão produtiva, estudo, saber, silêncio, esforço, noção da privacidade e coragem. Não precisa de grandes inteligências, nem de grandes moralidades públicas, mas sim de bom senso e de honestidade básica. Exige uma enorme parcimónia na exibição pública e, sem dúvida, uma certa capacidade de comunicação aliada a uma severidade na fala pública. E precisa, como pão para a boca, de mais razão, menos soundbites, mais argumentos e menos espelhos em que se ouve, ou lê ou vê apenas aquilo de que se gosta, ou de imagens que nos manipulam o corpo pelos afectos e nos encolhem a cabeça.

JEUNESSE® PRÉMIOS





JEUNESSE®

PRÉMIOS

291

E CONTINUAMOS A SOMAR

OS ELEVADOS PADRÕES DE EXCELÊNCIA ESTABELECIDOS PELA JEUNESSE ABRANGEM TODAS AS
VERTENTES DO NEGÓCIO, DAS OPERAÇÕES À TECNOLOGIA, PASSANDO PELO MARKETING E
COMUNICAÇÕES. O NOSSO COMPROMISSO PARA COM A QUALIDADE E EXCELÊNCIA TEM SIDO
DISTINGUIDO POR DIVERSOS PROGRAMAS DE PRÉMIOS DE PRESTÍGIO E GRANJEOU À EMPRESA
INÚMEROS GALARDÕES PROFISSIONAIS AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS.

RANKINGS DE EMPRESAS E SETOR


#14
DIRECT SELLING NEWS
GLOBAL 100

#9
DIRECT SELLING NEWS
AMÉRICA DO NORTE 50
GLOBAL 100

#867
LISTA INC 500/5000
EMPRESAS PRIVADAS
DE MAIS RÁPIDO CRESCIMENTO

#9
INC 5000 HONORS
TOP ORLANDO, EMPRESAS
DA FLORIDA
CLASSIFICAÇÕES DE ANOS ANTERIORES

TOTAL DE PRÉMIOS EM NÚMEROS


79
STEVIE
AWARDS


50
TELLY
AWARDS


29
MARCOM
AWARDS


29
VIDEOGRAPHER
AWARDS


29
AVA DIGITAL
AWARDS


17
DIRECT SELLING
NEWS AWARDS


27
COMMUNICATOR
AWARDS


7
GRAPHIC DESIGN
AWARDS


8
INC 500/5000
AWARDS


8
WOMEN
WORLD AWARDS


4
MLM TOPER
MALAYSIA AWARDS


1
GOLDEN BRIDGE
AWARDS


1
DSA ETHOS
AWARDS


1
ENTREPRENEUR OF THE
YEAR AWARDS

VENCEDORES DE PRÉMIOS DESTAQUE

PRODUTOS


NV PERFECTING MIST FOUNDATION – NOVO PRODUTO DE CONSUMO DO ANO


INSTANTLY AGELESS – NOVO PRODUTO DE CONSUMO DO ANO


NEVO – NOVO PRODUTO DE CONSUMO DO ANO

FERRAMENTAS DE MARKETING


REVISTA WE LIVE JEUNESSE

BROCHURA DO CATÁLOGO DE PRODUTOS JEUNESSE

GUIA JEUNESSE DE TÉCNICAS DE VENDA NAS REDES SOCIAIS

BROCHURA "JEUNESSE ACHIEVEMENTS & RECOGNITION"

BROCHURA "HOW TO EARN WITH JEUNESSE"

BROCHURA ZEN PROJECT 8

FOLHETO DE BOAS-VINDAS "JEUNESSE LEAD"

FOLHETO DE BOAS-VINDAS "JEUNESSE ONE CONVENTION"

FOLHETO DE BOAS-VINDAS "JEUNESSE UNITE SINGAPORE"

VÍDEOS

A vida com Jeunesse
Lançamento Nevo
M1ND
NV - Be the Envy
Instantly Ageless
Como é o seu dia?
Fundadores
Biografia de Scott Lewis
6 Anos Incríveis
Jeunesse uma marca de $1 Bilião de dólares
6 Maneiras de Ganhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE PRÉMIOS