sábado, 1 de julho de 2017

JUNTA DE FREGUESIA DE VÁLEGA REALIZOU DIVERSAS OBRAS COM VISTA AO MELHORAMENTO DA REDE VIÁRIA NA VILA DE VÁLEGA

Nos últimos seis meses, a Junta de Freguesia de Válega procedeu à conclusão das seguintes obras, com vista ao melhoramento da rede viária na Vila de Válega:

1 - Estabelecimento de parceria com um grupo de moradores e/ou proprietários da Rua António Guerra Rodrigues para assentamento de paralelos na mesma rua. A Junta de Freguesia de Válega suportou os custos decorrentes da utilização de uma máquina retroescavadora para alisamento do piso e assegurou o transporte dos paralelos e/ou outros materiais necessários para realização da obra de melhoria do piso. Alguns moradores e/ou proprietários custearam a mão-de-obra (contratação dos calceteiros). Os paralelos foram retirados da Rua das Estradas e da Rua Dr. Acácio Valente.

2 - Alargamento e requalificação de troo da Travessa da Carvalheira de Cima Esta intervenção incluiu a limpeza e terraplanagem da área a intervencionar, a colocação de lancis, o nivelamento do piso e aplicação de massa asfáltica a quente na área da rua intervencionada.

3 - Requalificação da Travessa da Carvalheira de Baixo.
Esta intervenção passou pela negociação com o proprietário do terreno contíguo, que cedeu espaço particular ao domínio público. Esta obra incluiu a limpeza e terraplanagem da área a intervencionar, a colocação de lancis, o nivelamento e compactação/cilindragem do piso com tout-venant e a aplicação de massa asfáltica a quente no arruamento.

4 - Colocação de tubo e pequeno arranjo da Rua dos Barreiros.

5 - Colocação de saibro e tapete fresado em caminho paralelo ao acesso A29 (até ao restaurante Frango de Paris) com nivelamento do piso e cilindragem do material. Foram necessários 11 camiões de tapete fresado.

6 - Asfaltamento de lacunas no piso nas seguintes ruas: Rua Vila Pereira Jusã (entrada poente); Rua da Fonte da Bica (extremo poente, em virtude de anteriores alargamentos); Rua de Pa (resultantes de dois pequenos alargamentos); Rua de Vilarinho (resultantes de vários alargamentos); Rua da Carvalheira.

JF Válega

7 - Alargamento da extremidade poente da Rua Família Lopes Rodrigues.
Esta intervenção iniciou-se com a negociação entre o proprietário de terreno contíguo que cedeu parcela do mesmo ao domínio público. Com vista ao alargamento ulterior da extremidade poente da Rua Família Lopes Rodrigues, procedeu-se, em 2016, à demolição de um muro velho de 60 metros. Posteriormente, foi construído um novo muro e o respetivo passeio. Procedeu-se ainda construção de sarjetas e colocação de tubagem para o encaminhamento de águas pluviais. Concluiu-se esta intervenção com a aplicação de massa asfáltica na lacuna existente no piso e que resultou do referido alargamento.

8 - Alargamento da interseção da Rua dos Mineiros com a Rua Monsenhor Miguel de Oliveira Esta intervenção iniciou-se em 2016 e passou pela negociação entre o proprietário do terreno contíguo, que cedeu espaço particular ao domínio público e pela construo de um novo muro de vedação. Conclui-se, agora, esta obra com a colocação de tapete asfáltico na área intervencionada.

9 - Asfaltagem de travessa existente em Porto Laboso.
Esta intervenção consistiu na colocação de tapete asfáltico, dado que o arruamento se encontrava em muito mau estado.

10 - Alargamento da extremidade nascente/sul da Rua de Vilarinho.
Esta intervenção passou pela negociação entre um proprietário do terreno contíguo e a Junta de Freguesia de Válega, que cedeu espaço particular ao domínio público, pela construção de um novo muro de vedação e de passeios, a colocação de um dreno para o encaminhamento de águas pluviais para o Rio de Vilarinho e a regularização do piso com tapete asfáltico.

11 - Construção de rede águas pluviais no troço central da Rua de Vilarinho.
Devido a um problema de mau escoamento de águas pluviais no troço central da Rua de Vilarinho, a Junta de Freguesia de Válega procedeu à implantação de uma rede de águas pluviais com 300 metros de comprimento.

12 - Alargamento da extremidade poente/sul da Rua de Vilarinho (obra ainda em curso) Esta intervenção passou pela negociação com os proprietários dos terrenos contíguos, que cederam espaço particular ao domínio público, e pela construção de novos muros de vedação e a construção de um passeio. Apenas falta construir dois passeios e asfaltar a entrada sul/poente/nascente do arruamento. A prossecução da obra está dependente da EDP e da Portugal Telecom que ainda não procederam à mudança, respetivamente, de dois postes telefónicos e quatro postes de fornecimento de energia elétrica, não obstante, a insistência da Junta de Freguesia de Válega e da Câmara Municipal de Ovar.

13 - Asfaltagem da Rua do Serrado.

Válega (Ovar), 30 de junho de 2017
O Executivo da Junta de Freguesia