Translate

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A campanha do presidente recandidato

Olho Vivo <olhovivoovar@gmail.com>
03:06 (há 7 horas)
para Bcc:mim
Como a falta de vergonha parece ter-se instalado de vez no concelho de Ovar e todos os partidos políticos do concelho parecem adormecidos numa inépcia sem paralelo, preferindo compactuar com este deplorável espectáculo... mais que não seja por consentimento, o Olho Vivo tem que entrar em ação!
Tenho ouvido com atenção os debates entre candidatos e ouvi com particular atenção o debate da nossa União das Freguesias. Nesse debate, vários candidatos levantaram acusações contra o moderador do debate, sugerindo ligações à candidatura do PSD. Mas a coisa ficou por ali mesmo e todos continuaram a debater alegremente.


Mas então fui à procura de perceber melhor a situação. E encontrei algumas coisas que me deixaram pensativo e que partilho convosco.
Comecei por tentar perceber qual a relação do moderador do debate, Ricardo Marques, com a rádio Antena Vareira, pois pelo que disse o moderador, era uma relação de colaboração recente e voluntariosa.
Vasculhei, vasculhei e descobri que o tal moderador, Ricardo Marques, tem uma empresa (ou trabalha numa empresa) chamada Esmobizz. E que essa empresa tem no seu portefólio de clientes a Antena Vareira... e o PSD. Coincidência? Se a relação do moderador Ricardo Marques, com a Antena Vareira, é voluntariosa, e ele está ligado à Esmobizz, será que essa relação da Esmobizz com a Antena Vareira também é voluntariosa? E a relação do PSD com a Esmobizz, será também voluntariosa?
Para vos ajudar a refletir sobre este assunto e a tirar as vossas próprias conclusões, lanço aqui algumas achas para a fogueira, porque conclusões... não vou eu tirá-las.
Algumas peças jornalísticas assinadas por Ricardo Marques, nos últimos tempos, na AVFM:
1) Mercado de Esmoriz regressou à Praça dos Combatentes
com entrevista a António Bebiano, eleito pelo PSD
Foto e texto de Ricardo Marques
2) Cortegaça inaugurou nova Junta de Freguesia e Centro Cívico
com entrevistas a:
Sérgio Vicente, eleito pelo PSD
Orlando Sá, eleito pelo PSD
Salvador Malheiro, eleito pelo PSD
Foto e texto de Ricardo Marques
Curiosamente, não obstante a Antena Vareira ter sede em Ovar e de a nossa União de Freguesias ser a maior freguesia do concelho, não encontrei nenhuma reportagem com um foco tão grande nos seus autarcas. Será que é por ser PS? Ou será que é porque é por ser um autarca hostil ao Presidente da Câmara? Isto porque até há umas peças sobre Válega...
3) Outros “detalhes”
3.1) Página da AVFM com grande destaque de publicidade à Empresa EsmoBizz.pt (www.esmobizz.pt), empresa da qual o PSD faz parte da carteira de clientes e à qual está ligado Ricardo Marques, como se pode ver na sua página pessoal do Facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=100010214945650) e na página de Facebook da própria empresa (https://www.facebook.com/esmobizz/)
Esta empresa presta serviços de tv, rádio, imprensa, web, redes sociais, foto, vídeo, stream, conteúdos.
Importante seria saber que empresa, e em que condições, está a assegurar o streaming dos debates da Antena Vareira. É a própria Antena Vareira, ou é a empresa Esmobizz? (https://www.facebook.com/esmobizz/photos/a.1852222421699497.1073741828.1847098192211920/1937661486488923/?type=3&theater). A página da empresa faz menção à Antena Vareira (sem ser claro se são patrocinadores, parceiros ou clientes)
3.2) Ricardo Marques e a empresa Esmobizz trabalhando na campanha do PSD local:
3.3) Ricardo Marques assina várias peças jornalísticas pela Antena Vareira. Das inúmeras peças assinadas por Ricardo Marques, uma grande parte apresenta referências a Salvador Malheiro ou a outros autarcas do PSD. Curiosamente, numa ou duas peças (ex. relativa ao dia do município, e no âmbito do confronto com o Presidente da Câmara) Bruno Oliveira (autarca do PS, Presidente da União das Freguesias, correspondente a mais de 50% do concelho) é referido.
Por exemplo, na peça sobre o FIMO 2017 (um dos “ex-libris” da União de Freguesias), o papel do autarca ou da autarquia é omitido da peça.  http://radioavfm.net/?p=3935
Por outro lado, Salvador Malheiro é referido até em notícias (assinadas pelo mesmo autor) em que o seu nome é perfeitamente dispensável (por exemplo, na qualidade de “Presidente fotojornalista”), como é o caso da notícia sobre um fogo que se alastrou para a freguesia de Maceda
… ou no concerto de António Zambujo (também na qualidade de Salvador Malheiro “fotojornalista”).
Coincidências ou não? Cabe a cada um decidir...
Sempre atentos!
Olho Vivo












































Sem comentários:

Enviar um comentário