Translate

sábado, 9 de setembro de 2017

Verdadeira filhadaputíce

09/09/2017 por j. manuel cordeiro

Há dias, a direita lançou a sua campanha de boatos , mais uma, dizendo que o Estado (ler o Governo) açambarcou os milhões  doados pelos portugueses e que não se sabe onde os está a gastar (insinua-se que será para fins eleitorais). Veja-se a perfída dos usurpadores (sim, continua existir quem defenda a tese), ficarem com a lavagem de consciência dos portugueses (ler donativos). Milhões e milhões de euros. Uns porcos.
Como a mentira tem a perna curta, logo se soube que esses milhões foram, quase todos, para os beatos ligados ao PSD e CDS. Afinal, são as instituições privadas do negócio da “economia social” (ler caridade), que tão empolgadas e beneficiadas foram pelo anterior governo, que têm o grosso das contas a prestar. Constatado o tiro no próprio pé, alguém precisava de dar a cambalhota gelatinosa para justificar o injustificável. Coube a vez ao douto Duarte Marques proceder à reescrita da verdade.


Dos 14 milhões que se calcula terem sido doados pelos portugueses a diferentes fundos, apenas 3 milhões são geridos pelo Estado no fundo REVITA. A RTP entregou os seus donativos ao provedor da Santa Casa de Pedrógão Grande, candidato do PSD à Câmara.
A tragédia de Pedrógão mobilizou esforços solidários em todo o país. Vários fundos – na sua maioria privados -, foram criados por diferentes entidades de forma a fazer chegar o dinheiro às vítimas dos incêndios.
O Estado criou o fundo REVITA para tentar coordenar os diferentes fundos mas, dos 14 milhões que se considera terem sido doados pelos portugueses, administra diretamente apenas 3 milhões de euros provenientes do Millenium BCP, Santander Totta, Caixa Agrícola, Governo de Timor-Leste e Fundação Agha Khan.
A maior parte do dinheiro doado ficou direta ou indiretamente sob a alçada da União das Misericórdias Portuguesas. 5,3 milhões de euros reunidos no concerto Juntos Por Todos (colocados numa conta do Montepio Geral), mais um fundo de 1 milhão de euros da Fundação Gulbenkian e, ainda, 2,65 milhões provenientes da Caixa Geral de Depósitos.
Não houve ainda qualquer explicação para o facto de o banco público não ter entregue a sua doação diretamente ao REVITA, optando pela União das Misericórdias.
Por seu lado, a Associação Portuguesa de Seguradores gere diretamente um fundo próprio de 2,5 milhões de euros. E a Cáritas portuguesa gere 1,7 milhões de fundos próprios, doações nas paróquias e ainda 200 mil euros provenientes do Novo Banco.
Por fim, a Câmara Municipal de Pedrógão recebeu do BPI e do La Caixa um total de 1,14 milhões de euros, enquanto que a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão recebeu 135 mil euros da linha solidária da RTP.
Em comunicado, a RTP não apresenta qualquer justificação para esta escolha, afirmando apenas que “a RTP foi informada pela Santa Casa de Pedrógão Grande que o dinheiro serviu para recuperar casas de primeira habitação, nas freguesias de Vila Facaia e Graça”.
O provedor da Santa Casa de Pedrógão – João Marques -, é o candidato do PSD nas eleições autárquicas e, segundo noticiou o jornal Expresso a 26 de junho, foi quem induziu Passos Coelho “em erro” sobre os alegados suicídios em Pedrógão Grande. “Fui eu que dei ao dr. Passos Coelho uma informação errada. Julguei que a informação era fidedigna, e afinal não era. Felizmente não se confirma nenhum suicídio, ao contrário do que eu disse ao dr. Passos Coelho”.
O atual Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, é ex-deputado do PSD. Foi nomeado por Miguel Poiares Maduro – ex-Ministro Adjunto com a tutela da comunicação social do governo PSD/CDS – e está à frente da estação pública desde abril de 2015. [esquerda.net]









Depois do boato espalhado, que arde como um rastilho, ao contrário dos desmentidos, que mais parecem velas ao vento, e sendo óbvio que são as instituições ligadas à direita que estão a reter o dinheiro (para quê?), já as teses são outras, tal como se pode constatar ouvindo o douto Duarte Marques na SIC. Agora, “não há desvio de dinheiros, há uma excessiva morosidade” (Duarte Marques ao minuto 14).
De mentira em mentira, o trabalho da demagogia vai sendo feito. Há quem opte por fazer coro, deixando que os actos a que se colam revelem a sua própria integridade moral.
Fonte: Aventar
____________________________________________________________________________
Queres entrar no Mundo do E-Commerce e do Marketing Multi-Nível?
Clica no Botão:->

Sem comentários:

Enviar um comentário