Angola é muito pequena para quatro operadoras de telefonia, diz Isabel dos Santos
Dez. 11, 2017
Published inSociedade
O plano do governo angolano que vai permitir que uma quarta empresa de telecomunicações entrar no mercado, tornará difícil para as operadoras existentes, de acordo com Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África é acionista da operadora da Unitel SA .
"Quatro licenças em um mercado de 24 milhões de pessoas é um cenário não sustentável", disse Isabel dos Santos, a filha mais velha do ex-presidente angolano, em uma entrevista durante uma conferência no resort egípcio de Sharm El-Sheikh em 8 de dezembro. "Provavelmente levará fusões de algumas operadoras no final de um período de cinco ou seis anos" segundo Isabel dos Santos.
Governo angolano anunciou planos no início deste mês para licenciar e vender uma participação minoritária de operadora estatal de telecomunicações Angola Telecom.
Isabel dos Santos possui uma participação de 25% na Unitel. A empresa com sede em Luanda concorre com a empresa estatal Angola Telecom e a empresa móvel Movicel Telecomunicacoes Lda em Angola, que está lutando para atrair o investimento estrangeiro em uma tentativa de superar uma crise econômica relacionada à queda do preço do petróleo. O petróleo representa mais de 90% das exportações do país.
Alguns órgãos de comunicação do país indicam que a operadora internacional Vodafone respondeu afirmativamente ao pedido das autoridades angolanas para operar no mercado angolano, actualmente confinado à Unitel e Movicel.
Para além da redução de preços, alguns analistas pensam que a entrada da companhia irá também provocar concorrência pela contratação de especialistas e aumentar o número de empregos no sector.
Sem comentários:
Enviar um comentário