03.01.2018 às 22h46
SOUTH KOREAN UNIFICATION MINISTRY/GETTY IMAGES
Secretário-geral da ONU mostrou-se satisfeito com o facto de os dois países vizinhos terem retomado esta quarta-feira a ligação telefónica transfronteiriça, que tinha sido desligada em 2016
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, congratulou-se esta quarta-feira pela reabertura de um canal de comunicação entre as duas Coreias, revelou um porta-voz da ONU, na conferência de imprensa diária.
"É sempre um desenvolvimento positivo a existência de um diálogo entre as Coreias do Norte e do Sul", referiu Farhan Haq, em alusão ao facto de os dois países vizinhos terem esta quarta-feira retomado a ligação telefónica transfronteiriça (telefone vermelho), que tinha sido desligado em 2016.
Esta reativação ocorre após uma oferta de diálogo que partiu de Seul, respondendo ao desejo do líder norte-coreano Kim Jong-Un, que falava de uma participação nos Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro, na Coreia do Sul.
A embaixadora dos EUA para as Nações Unidas, Nikki Haley, afirmou na terça-feira que este diálogo seria "simples", com as armas nucleares norte-coreanas a ficarem de fora.
O porta-voz para o departamento de Estado, Heather Nauert, estimou que o líder da Coreia do Norte, com as suas aberturas, "poderia estar a tentar uma brecha" entre Seul e Washington.
As relações entre as duas coreias têm sido tensas desde a Guerra da Coreia (1950-1953) e diversos inicidentes graves ocorreram já entre os dois países.
Sem comentários:
Enviar um comentário