Translate

domingo, 4 de março de 2018

Comboio intercidades descarrila na linha da Beira Alta, após deslizamento de terras

COMBOIOS

ATUALIZADO

Um comboio que fazia a ligação de Guarda para Lisboa com 74 pessoas a bordo descarrilou em Mortágua, não havendo para já feridos a registar. Acidente terá sido provocado por deslizamento de terras.

Nuno Andre Ferreira/LUSA

Autores
Mais sobre

Um comboio intercidades que fazia a ligação de Guarda para Lisboa com 74 pessoas a bordo descarrilou hoje em Mortágua, não havendo feridos a registar, segundo informação da proteção civil e da empresa CP. O acidente terá sido provocado por um deslizamento de terras que atingiu o lado esquerdo do comboio, embatendo nas carruagens do meio da composição.

O descarrilamento aconteceu pelas 8h40 (hora de Lisboa) à entrada do túnel do Coval, em Mortágua, já depois da paragem em Santa Comba Dão, segundo as mesmas fontes.

O presidente da Câmara de Mortágua, Júlio Norte, confirmou à agência Lusa que o acidente não provocou feridos e verificou-se já em território do vizinho concelho de Santa Comba Dão, mas “no limite dos dois concelhos”.

“O acidente não teve a ver com as obras” em curso nalguns troços da Linha da Beira Alta, acrescentou, frisando que, na sequência dos incêndios de 15 outubro de 2017, os taludes da linha e as encostas na zona estão desprovidos de vegetação, o que “tende a provocar deslizamentos” que arrastam terra, pedras e troncos.

O sábado “foi um dia em que choveu bastante”, realçou o autarca.

Júlio Norte disse que “a situação está perfeitamente controlada” e que os passageiros saíram sem problemas do comboio acidentado, estando a CP a providenciar o transbordo para autocarros.

O descarrilamento foi da locomotiva e das duas primeiras carruagens, segundo a Lusa. O comboio intercidades, que fazia a ligação da Guarda para Lisboa, transportava 71 passageiros e três elementos da tripulação, segundo uma atualização da CP, que inicialmente referira haver 89 pessoas a bordo.

O comboio, que não tombou, está parado já parcialmente dentro de um túnel — foram as composições que estão à entrada do túnel que saíram da linha.

O comandante operacional distrital de Viseu, Miguel David, afirmou à reportagem da SIC que os passageiros e tripulação foram transportados para a associação do Coval, entre Mortágua e Santa Comba Dão, para serem transportadas de autocarro até Lisboa.

Estão 21 veículos de socorro e 50 operacionais a participar na operação, com bombeiros, GNR e INEM. As causas do acidente estão a ser investigadas por peritos. Esta é uma zona que foi fustigada pelos incêndios do ano passado mas o comandante considerou “prematuro” tirar conclusões sobre se isso poderá estar relacionado com este acidente.

A linha da Beira Alta está cortada e não há previsões de quando voltará a estar operacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário