2 Março, 2018
Sérgio Alexandre
Jornalista
Bem-vindo
Em cima da hora: Parlamento aprova versão revista para financiamento dos partidos políticos. Agora, tem a palavra o Presidente da República. Chuva que tem caído – e a que vai cair durante a próxima semana – é insuficiente para solucionar a seca. Fornecedores dos EUA indignados com agravamento de impostos à importação de alumínio e aço. Hoje há clássico no Dragão, um FCPorto-Sporting que pode definir o resto do Campeonato.
Financiamento dos partidos, take 2
À hora de fecho desta newsletter, o parlamento acaba de votar as alterações à lei do financiamento dos partidos, cuja primeira versão foi devolvida à Assembleia da República por Marcelo Rebelo de Sousa. Apesar do veto presidencial a esse diploma, previa-se que fossem mínimas as alterações a fazer hoje – e assim aconteceu. Saiba de tudo aqui.
Pré-acordo aprovado na Autoeuropa
Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram em referendo o pré-acordo laboral negociado entre a administração e a Comissão de Trabalhadores. Setenta e três por cento dos votantes mostraram-se favoráveis ao acordo. Fora deste entendimento continuam os novos horários de trabalho para produção do modelo T-Roc.
Chuva insuficiente
Os especialistas preveem que o tempo chuvoso se mantenha durante a próxima semana, mas a precipitação não será suficiente para reverter a situação de seca que o país enfrenta, reconhece o ministro do Ambiente. Dados oficiais relativos a fevereiro informam que a quantidade de água armazenada desceu em nove bacias hidrográficas de Portugal continental e subiu em três, em comparação com o mês anterior.
Neve causa "apagão" na Irlanda
Já foi batizada de The Beast from the East (o monstro de Leste), é uma das mais fortes vagas de frio a atingir a Europa e é uma consequência climáticas das temperaturas anormalmente altas que se verificam na região polar. Pelo menos 60 pessoas já perderam a vida nestes últimos dias, em vários pontos do Velho Continente, em especial no norte e centro da Europa, onde o frio e a queda copiosa de neve estão a provocar grandes distúrbios.
"As guerras comerciais são boas e fáceis de ganhar"
Da União Europeia ao Canadá, passando por Pequim, as reações indignadas sucedem-se, desde que Donald Trump anunciou o agravamento dos impostos à importação de alumínio e de aço, uma medida que será aplicada “durante muito tempo”, penalizando os principais fornecedores dos EUA, que vão perder negócio.O Presidente americano responde, desafiador: “as guerras comerciais são boas e fáceis de ganhar”.
Tajani é o escolhido de Berlusconi
Regressado à ribalta da luta política, mas impossibilitado judicialmente de concorrer a um cargo público, Silvio Berlusconi indicou Antonio Tajani como candidato do Forza Italia a primeiro-ministro. A Itália vai a votos no domingo, para escolher um novo Governo. De acordo com as últimas sondagens, não há um claro favorito à vitória, com o eleitorado a expressar uma grande dispersão das preferências de voto.
Sonangol: PGR angolana investiga gestão de Isabel dos Santos
A Agência Lusa informa que a Procuradoria Geral da República de Angola abriu uma investigação a transferências monetárias alegadamente irregularesdurante a gestão de Isabel dos Santos na Sonangol. O inquérito foi instaurado após uma denúncia feita pelo atual presidente do conselho de administração da petrolífera, Carlos Saturnino, em conferência de imprensa realizada anteontem.
Jogo grande na Invicta
O clássico desta noite no Dragão poderá ser determinante para o resto do Campeonato. A vitória do atual líder, o Futebol Clube do Porto, deixará o Sporting praticamente afastado da luta pelo título, mas o triunfo dos leões (ou até mesmo um empate) transformará a presente edição da I Liga numa das mais competitivas dos últimos anos, a dez jornadas do fim. Conte com o relato do desafio, em direto na Antena1, a partir das 20h30. O árbitro será Artur Soares Dias. À espreita do que acontecer no Porto está o Benfica (2.º classificado, com os mesmos pontos do Sporting), que recebe o Marítimo no sábado.
Sem comentários:
Enviar um comentário