7 Março, 2018
Sérgio Alexandre
Jornalista
Bem-vindo
Operação e-toupeira: Assessor jurídico do Benfica é interrogado esta quarta-feira. Ministério Público investiga Estoril e FC Porto. António Guterres apela à abertura urgente de um corredor humanitário em Ghouta Oriental. Donald Trump perde mais um dos principais assessores.
E-toupeira: detidos interrogados esta quarta-feira
Os dois detidos no âmbito da Operação e-toupeira, o assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e um técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira da Justiça vão ser interrogados em Tribunal esta quarta-feira. As autoridades investigam a eventual prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, acesso ilegítimo a documentos, violação do segredo de justiça e favorecimento pessoal. No total, este processo tem, para já, cinco arguidos.
MP investiga Estoril e FCPorto
O Ministério Público também está de olho nas relações entre o Futebol Clube do Porto e o Estoril. A Procuradoria Geral da República confirma a abertura de um inquérito às circustâncias que envolveram a segunda parte do jogo de futebol entre as equipas dos dois clubes, disputado em 21 de fevereiro. Em causa estará um pagamento de 730 mil euros feito pela Traffic, empresa que detém a maioria do capital da SAD do Estoril, ao FC Porto, dias antes do jogo.
António Guterres apela à entrada imediata de ajuda humanitária em Ghouta
Já se aproxima dos mil, o número de civis mortos em Ghouta Oriental em pouco mais de duas semanas, desde que se intensificaram os bombardeamentos das forças governamentais sírias sobre as posições detidas pelos rebeldes. Apesar de, no final de fevereiro, ter sido decretado um cessar-fogo de cinco horas diárias, constantes violações têm tornado impossível a passagem de ajuda humanitária internacional para os cerca de 400 mil habitantes daquela região às portas de Damasco. O secretário-geral da ONU renovou o apelo aos envolvidos para que permitam a entrega de bens essenciais às centenas de milhares de pessoas que “necessitam desesperadamente” deles.
Demite-se mais um conselheiro de Trump
Por divergências com Donald Trump relativamente à imposição de fortes restrições à importação de aço e alumínio, o principal assessor económico da Casa Branca está de saída. Gary Cohn, um partidário do comércio livre, saiu derrotado na sua luta contra a instauração de pesadas taxas alfandegárias que o Presidente americano está determinado a levar por diante. Esta medida protecionista está a causar polémica, não só devido ao evidente desagrado que causou nos países exportadores, mas também porque várias grandes empresas norte-americanas estão contra a ideia.
Reticências sul-coreanas
O Presidente sul-coreano reage com prudência à “disponibilidade” do vizinho do Norte para negociar a “suspensão dos ensaios” nucleares. “É muito cedo para estar otimista”, adverte Moo Jae-in, lembrando ainda a necessidade de incluir os EUA nesse diálogo: “As conversações intercoreanas não serão suficientes para alcançar a paz“, sentencia.
Mau tempo de regresso
Depois de umas horas de acalmia, as condições meteorológicas em Portugal vão voltar a agravar-se. Chuvas e ventos fortes são esperados a partir desta tarde e devem manter-se até sexta-feira, prevêem os especialistas.
Navio continua encalhado
Está marcada para o final do dia nova tentativa para desencalhar o navio espanhol imobilizado no Tejo. Esta manhã, a operação não correu como planeado e vai ser preciso esperar pelo regresso da preia-mar para voltar ao trabalho.
A NÃO PERDER
A RTP faz anos
Mais um. Já são 61 anos a levar o mundo a casa dos portugueses e dos que escolheram Portugal para viver. Mais de seis décadas, aqui resumidas em alguns dos seus momentos mais marcantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário