Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2018

15 dicas para poupar centenas de euros por ano em electricidade

Novo artigo em VortexMag


por admin

Reduzir a conta de electricidade. Quem nunca pensou nisso? Apagar as luzes, desligar aquecedores, trocar as lâmpadas por outras mais económicas. Pequenos gestos que podem reflectir-se numa grande poupança. Se pensar que uma redução de 20 euros na factura mensal traduz-se numa poupança de 1.200 euros em cinco anos, talvez comece a pensar em alterar o seu comportamento. No total, as sugestões que lhe apresentamos permitem poupar, no caso de uma família média portuguesa, cerca de 300 euros por ano na factura da electricidade. Se não sabe como e por onde começar siga alguns truques para poupar electricidade que poderá começar a por em prática:

1. Compare tarifas

Verifique qual a melhor tarifa, dentro de cada operador, que se adequa à sua família e procure ajustar a potência eléctrica da sua casa às suas necessidades

2. Atenção aos tipos de electrodomésticos

Compre apenas electrodomésticos que consumam pouca electricidade. Quando estiver às compras procure na etiqueta de eficiência energética sobretudo a classe A (a mais eficiente). As categorias vão até à G (menos eficiente). Por exemplo, ao trocar o seu velho frigorífico por um novo mais eficiente (categoria A), pode economizar até 35 euros da factura anual da electricidade.

3. Substitua as lâmpadas incandescentes

Compre lâmpadas fluorescentes de alta eficiência, que consomem aproximadamente 1/4 de energia para produzir a mesma intensidade luminosa, e duram vários anos mais. Embora sejam mais caras do que as incandescentes, a médio-longo prazo acabam por compensar. Considerando um uso de quatro horas diárias, pode conseguir poupar cerca de 55 euros ao fim de quatro anos.

4. Atenção aos aparelhos em stand-by

Não deixar os aparelhos electrónicos em modo de repouso (stand-by) é uma regra básica, já que assim eles continuam a gastar energia. Por isso, deve-se desligar a televisão, DVD, aparelhagem, etc. no botão e não com o comando de controlo remoto. Caso estes não estejam a ser utilizados durante muito tempo, é preferível desligá-los também na tomada. Estima-se que o consumo anual médio em Stand-by para cada lar Português seja de 377 kWh/ano, o que corresponde a uma despesa superior a 40 euros. Apresentam-se em seguida alguns exemplos de consumo em Stand-by de alguns aparelhos

5. Desligar as luzes quando não são necessárias

Esta é bastante óbvia, no entanto são poucas as pessoas que têm este hábito. O simples desligar no botão pode poupar centenas de watts diariamente. Além disso, também pode comprar um regulador de intensidade ou então remover fisicamente as lâmpadas do candeeiro.

6. Seja razoável com a iluminação

Opte por iluminação orientada ao que está a fazer (por exemplo: ler um livro) em vez de iluminar toda a divisão. Fora de casa, coloque sensores para que apenas acendam na presença de alguém.

7. Utilize uma ventoinha em vez de um ar-condicionado

No verão, tente sobreviver ao calor apenas com uma ventoinha para poupar energia. Caso use apenas o aparelho de ar-condicionado, não se esqueça de substituir os filtros regularmente (a eficiência pode chegar aos 5%). O ar-condicionado gasta muita electricidade quando está a funcionar. No verão pode poupar bastante mantendo uma temperatura ambiente de 25º em vez de baixar para 20º ou 21º. E se tiver a roupa adequada, não sentirá grande diferença de temperatura. No Inverno, baixe a temperatura alguns graus e agasalhe-se melhor.

8. Mantenha o frigorífico fechado

É um dos maiores consumidores de electricidade por isso deve ter sempre o termómetro ajustado com as indicações do fabricante e quando for ao frigorífico tire logo tudo o que necessita de uma vez só. Cerca de 20% do consumo global do frigorífico é causado pela abertura das portas.

9. Aproveite a luz natural

Aproveite ao máximo a luz natural para aquecer a casa durante os dias de sol de Inverno, comprando equipamento que isola as janelas e portas e impedir que o calor saia durante a noite. No Verão manter os estores fechados durante as horas de maior calor é uma boa forma de evitar ligar o ar condicionado por muito tempo.

10. Utilize luz "inteligente"

Nas áreas comuns dos prédios é possível colocar luzes temporizadas ou com sensores que acendem à passagem de pessoas, acautelando-se que a iluminação não está ligada desnecessariamente.

11. Modere o uso do microondas

Reduza a utilização do microondas para descongelar alimentos. Para isso, basta tirar a comida atempadamente do congelador.

12. Melhore a eficácia da máquina de lavar a roupa

Lave a roupa a 40º e, vez de 60º. Só esta alteração permite poupar 55% de energia

13. Melhore a eficácia da máquina de lavar a loiça

Utilize o programa mais económico da máquina de lavar a loiça. Os programas mais intensos demoram quase o dobro do tempo gastando mais electricidade e também muito mais água, na maioria dos casos sem necessidade.

14. Utilize o forno eléctrico de forma eficaz

Desligue o forno 10 minutos antes do final da cozedura. Além de, com esse tempo de antecedência, conseguir cozinhar na mesma o seu prato, estará a reduzir uma boa parte de electricidade.

15. Evite máquinas de secar a roupa

Sempre que possível, seque a roupa ao sol e ao vento. Nem sequer são precisas contas para compreender o que poupa, uma vez que está a trocar a utilização de um aparelho eléctrico por um recurso natural, ou seja, uma fonte de energia gratuita.

Como poupar 50 euros em electricidade com tomadas inteligentes

Televisão, iluminação, máquinas de lavar, aquecedores, computadores, impressoras, portáteis ou ‘tablets’. A panóplia de equipamentos eléctricos e electrodomésticos que povoam as casas modernas absorve muita energia e está em constante crescimento. Por este motivo, a factura da electricidade é uma das que mais pesa no orçamento familiar.

Existem algumas formas de fazer baixar este valor e que requerem alguns cuidados na utilização da energia. No entanto, há uma forma poupar quase sem dar conta: recorrendo às tomadas inteligentes. Recentemente a EDP fez uma campanha em que ofereceu 80.000 tomadas desta natureza aos clientes. A campanha já acabou, mas explicamos como é que pode poupar recorrendo a este equipamento que, segundo a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, pode ajudar a poupar até 50 euros anuais na factura da electricidade.

A) Acabe com os consumos ‘stand-by’

Muitos aparelhos eléctricos que temos em casa podem consumir energia sem estarem a trabalhar, nomeadamente, se estiverem em modo ‘stand-by’ ou ‘off-mode’. No primeiro caso, os aparelhos estão a consumir energia sem estarem a desempenhar a sua função, mas têm indicação de consumo. É o que acontece quando, por exemplo, desliga a televisão com o comando e fica a luz de presença ligada. Já o consumo em modo ‘off-mode’ acontece quando o aparelho não está a funcionar e não há indicação de consumo. Para que este consumo aconteça, basta que deixe os aparelhos ligados à tomada: o gasto é mínimo, mas tudo junto é um desperdício da energia e faz subir a conta mensal. De acordo com o ‘site’ Ecocasa, estes consumos correspondem a 4,8% na factura energética anual. Eliminar estes consumos pode significar uma redução de 88 kWh/ano no consumo de electricidade (cerca de 2,3% do consumo de uma família).

Os equipamentos informáticos e de entretenimento são os grandes responsáveis por estes consumos. Se optar por desligar estes aparelhos no botão (evitando desligá-los apenas pelo controlo remoto), tirá-los da tomada ou recorrer a uma extensão eléctrica com corte de corrente (desligando o interruptor cada vez que não utiliza os equipamentos) poderá conseguir eliminar estes consumos.

B) Extensões inteligentes: como funcionam?

Na correria do dia-a-dia estes gestos são, por vezes, esquecidos e a conta da electricidade continua a subir. Se é o seu caso, saiba que é possível eliminar estes consumos recorrendo a uma extensão inteligente, que corta a corrente automaticamente assim que um dos aparelhos entra em ‘stand-by’. De acordo com um estudo efectuado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, se escolher o modelo certo, poderá poupar quase 50 euros por ano em electricidade. Pode não parecer muito, mas se juntar esta poupança a outros cuidados que pode ter com a electricidade, pode chegar ao fim do ano com mais umas centenas de euros na conta bancária.

As extensões têm múltiplas tomadas e são dotadas de um sistema inteligente que corta a energia com base no consumo do equipamento instalado na primeira ficha.

Para utilizar correctamente estes dispositivos deve:

1. Ligar o equipamento principal ao ponto de entrada principal;

2. Ligue os equipamentos secundários nos restantes pontos de entrada;

3. Sempre que o equipamento principal estiver em ‘stand-by’, a tomada inteligente irá desligar automaticamente todos os equipamentos e eliminar os consumos “vampiros”.

Sem comentários:

Enviar um comentário