Translate

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Esta vila sobe dois centímetros por ano. Ninguém sabe porquê

HÁ UMA HORA

Há uma vila em Inglaterra que tem subido de altitude dois centímetros por ano pelo menos de 2015. Os cientistas não sabem porquê, mas admitem que algo nocivo para a natureza pode estar a acontecer.

Wikimedia Commons

Autor

A altitude da vila de Willand, uma terra na cidade de Devon em Inglaterra, está a subir dois centímetros por ano, descobriram os cientistas da Universidade de Notthingham. As imagens de satélite reveladas por uma companhia subsidiada por aquele estabelecimento universitário, a Geomatic Ventures Limited, descobriu que Willand tem sofrido uma elevação pelo menos desde 2015, mas não sabem explicar porquê.

A descoberta foi possível depois de os investigadores terem o primeiro mapa nacional de movimentações de terra da Grã-Bretanha, que desvenda como é que a terra se mexe debaixo dos pés dos britânicos. Embora esta seja uma tecnologia inovadora, ninguém consegue entender o que está a motivar essa elevação. Andy Sowter, um dos cientistas envolvidos no projeto, explica ao The Telegraph que “normalmente vemos este tipo de levantamentos em lugares onde houve exploração mineira porque a água se infiltra no solo”.

Mas esse não pode ser o caso em Willand porque a Sociedade Geológica Britânica já informou que não há nem nunca houve exploração mineira nesta vila com menos de quatro mil pessoas, que só tem um bar, uma quinta e uma escola primária com 300 crianças. Por serem alterações pequenas, ninguém reparou na diferença de altitude na vila e é possível que a elevação nem sequer tenha provocado danos nas infraestruturas. No entanto, as imagens de satélite mostram que a região tem um formato elíptico com dois quilómetros de diâmetro.

Os cientistas acreditam que a resposta para este mistério está “em profundidade”, já que afeta não só as zonas rurais mas também as zonas urbanas na vila. É que “a vila inteira está a mexer-se”. “Acho mesmo que as autoridades deviam ir lá e investigar o que se está a passar”, defende o cientista. E insiste: “Se for um líquido a infiltrar-se no subsolo ou algum tipo de descarga de lixo, isso pode ser uma ameaça para o ambiente”. Certo é que “esta não é uma situação natural, portanto há algo sintomático a acontecer e é importante descobrir o quê”, sublinha Andy Sowter.

Sem comentários:

Enviar um comentário