Translate

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Romaria

Novo artigo em BLASFÉMIAS


por vitorcunha

O meu pai foi peão
Minha mãe solidão
Meus irmãos perderam-se na vida
À custa de aventuras
Descasei, joguei, investi, desisti
Se há sorte, não sei, nunca vi

No ano passado, depois de Meca, fui ao Muro das Lamentações e ao Monte do Templo. No Verão estive no Vaticano. Este ano, depois de um parcial Caminho de Santiago recompensado com um abraço ao apóstolo, da procissão de Zamora e da mais conhecidas procissões de Sevilha e Málaga, conto ainda participar na peregrinação a Fátima do mês que vem e é seguro que em Dezembro rumarei a Lourdes para os festejos marianos. Não é de estranhar, assim, que tenha dado por mim na Avenida da Liberdade no passado dia 25 de Abril para participar numa das romarias nacionais.

Preparava-me então para participar na procissão, cravo ao peito, olhos no chão por respeito, eis que me aparece um senhor gordinho, tratando-me por "pá", que me solicitou que lhe mostrasse a autorização para descer a avenida.

-- Autorização?
-- Sim, pá. Não desfila quem quer, só quem representa os valores, pá, de Abril, pá.
-- Valores de Abril?
-- Pá.
-- Pá?
-- Pá.
-- Eu creio em Abril, no Cunhal e no Espírito Santo de Esquerda.
-- Autorização, pá?
-- Sou *caipira pirapora*, pá -- crendo que a referência permitiria ao senhor identificar-me como indivíduo simples, com fé e humildade para participar na procissão.
-- Pá, saia daqui, pá. Você não desce a avenida, pá. Você não representa os valores de Abril, pá. Liberdade, pá.
-- Então, pá? *Venham mais cinco*? *O povo é quem mais ordena*, pá? *Eu vi este povo a lutari*, pá? *Paz, pão, habitação, saúde, educação*, pá? *Entram guizos, chocas e capotes e mantilhas pretas*, pá? *Rosalinda*, não se pode ver o mar, pá? *Afinfa-lhe o Bruce Lee, afinfa-lhe a macrobiótica*, pá?
-- Fora daqui, pá.
-- *Uma gaivota voava, voava, asas de vento, coração de mar*, pá?

Arrancou-me o cravo, e antes que o senhor 'pá' pudesse responder, fui levado em braços por dois associados de quatro associações sindicais de polícias, sendo que um deles conheço por ser presidente de três delas. Foi assim que percebi que as religiões são todas iguais mas umas são mais iguais do que as outras. Dito isto, estou bem e os médicos dizem-me que deverei ter alta já na próxima semana. No Primeiro de Maio lá estamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário