2 Abril, 2018
Carlos Santos Neves
Coordenador Multimédia
Bem-vindo
Dia de greve na empresa Infraestruturas de Portugal. Com impacto nos transportes ferroviários de passageiros, sobretudo em ligações de longo curso. Até ao final da manhã tinham sido suprimidos pelo menos 100 comboios.
Comboios sem serviços mínimos em dia de greve na IP
Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal estão hoje em greve. Uma ação que atinge a circulação de comboios de passageiros, para a qual não foram decretados serviços mínimos. A Fectrans – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações acusa a administração e o Governo de terem recuado face a um primeiro acordo. Acusa também a empresa de estar a substituir os trabalhadores em protesto e admite avançar com uma queixa junto da Autoridade para as Condições do Trabalho. O Governo responsabiliza, por sua vez, os sindicatos pelo fracasso da última ronda de negociações, no fim de semana. O impacto desta paralisação é atualizado ao longo do dia na RTP3.
Portugueses atacados na República Centro-Africana
Um grupo de 15 militares portugueses ao serviço das Nações Unidas foi alvo de uma emboscada na República Centro-Africana, mas não há notícia de baixas. O ataque teve lugar na tarde de sábado durante uma patrulha de rotina na cidade de Bangui. Ouvido pela Antena 1, o comandante Pedro Coelho Dias, porta-voz das Forças Armadas, deu mais detalhes.
Denúncias de pressões e ameaças na Ryanair
Outra greve em Portugal, a da Ryanair, fica marcada por denúncias de ameaças de despedimento. Tripulantes da transportadora na Europa foram contactados para substituírem os colegas portugueses que cumpriram no domingo de Páscoa o segundo dia de paralisação. A RTP teve acesso a conversas telefónicas. Num destes contactos, uma tripulante espanhola é ameaçada com despedimento por se mostrar solidária com o protesto dos profissionais portugueses.
Pequim retalia em guerra comercial com Trump
O Governo chinês fez subir as taxas sobre importações de carne de porco, fruta e outros produtos dos Estados Unidos. O Ministério das Finanças da China confirma tratar-se de uma resposta às tarifas que o Presidente norte-americano decidiu aplicar às importações de aço e alumínio. Politicamente, a escolha de Pequim é cirúrgica: espera-se que as medidas afetem sobretudo áreas rurais da América, onde está concentrada boa parte da base de apoio de Donald Trump.
Operação Páscoa. Quatro mortos, mais de 800 acidentes
Termina esta segunda-feira a Operação Páscoa da Brigada de Trânsito da GNR. O último balanço refere quatro vítimas mortais em mais de 800 acidentes nas estradas portuguesas. Também a PSP levou a cabo, nos últimos dias, a Operação Polícia Sempre Presente – Páscoa em Segurança, com registo de mais de 300 acidentes, seis feridos graves e 91 ligeiros.
Tráfego postal em quebra
Entra esta segunda-feira em vigor o novo tarifário dos CTT para o serviço postal universal. Os preços sofrem um aumento médio de 4,5 por cento. Números aqui sintetizados pela jornalista da Antena 1 Raquel Morão Lopes mostram que a circulação de cartas e encomendas caiu para metade desde 2001. Se este ritmo se mantiver, dentro de 16 anos não haverá correio em Portugal.
Porto tenta reaver a liderança a solo
Para retomar a liderança isolada da I Liga, o Futebol Clube do Porto terá de bater esta segunda-feira o Belenenses, no fecho da 28ª jornada. Na antevisão desta partida, o treinador dos dragões, Sérgio Conceição, saiu em defesa dos jogadores, perante a atual conjuntura do futebol português.
Sol, nanopartículas e água
A estrela que governa o nosso sistema planetário é uma fonte de energia com múltiplas utilizações. Um grupo de investigadores das universidades norte-americanas de Yale e Rice desenvolveu um método que emprega o Sol na conversão de água salgada em água potável. O Nuno Patrício explica aqui como funciona esta tecnologia.
O óbito da Tiangong-1
Está desfeita a incógnita sobre o ponto de queda. Tal como a própria estação espacial chinesa, que concluiu em pedaços incandescentes a sua missão. A Tiangong-1 reentrou na atmosfera terrestre na região central do Pacífico sul, segundo o CMSEO, a estrutura responsável pelas missões espaciais tripuladas da China. A maior parte desintegrou-se com o atrito.
A NÃO PERDER
Música pop aproxima Norte e Sul da Península Coreana
Uma delegação de 150 atletas e artistas sul-coreanos está de visita a Pyongyang, em novo gesto de desanuviamento da crónica tensão entre os dois países da Península Coreana. As cantoras da girls band Red Velvet assumiram o protagonismo na capital da Coreia do Norte, onde atuaram sob o olhar de Kim Jong-un.
Sem comentários:
Enviar um comentário