Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2018

RTP - O Essencial

O Essencial

12 Abril, 2018

Partilhar . Subscrever

Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Ataque à Síria aumentará a instabilidade no Médio Oriente, avisa al-Assad. Governo do Reino Unido reúne-se de emergência para aprovar opção militar. Papa reconhece “graves erros de avaliação” sobre abusos sexuais no Chile. Governo aprova Programa de Estabilidade 2018-2022 com ultimato do Bloco e avisos de Marcelo como banda sonora. António Mexia entende que a EDP tem servido de bode expiatório para as consequências dos incêndios do verão passado. Em cima da hora: anunciada nova ponte a unir Porto e Gaia.


Assad avisa para consequências de ataque militar contra a Síria

Assad avisa para consequências de ataque militar contra a Síria

O Presidente sírio avisa que qualquer ação militar contra o seu país provocará ainda maior instabilidade na região, numa altura em que Reino Unido e Estados Unidos estudam várias opções de retaliação contra o uso de armas químicas por parte do Governo sírio. Após o ominoso aviso de Donald Trump, a Rússia reforçou a presença militar na Síria, em mais um episódio que demonstra a escalada internacional da tensão no conflito. Em Inglaterra, a primeira-ministra Theresa May, reúne hoje de emergência o seu Governo para aprovar a participação britânica na provável ação militar contra o regime de Bashar al-Assad, que terá também a participação de França, para além dos EUA. Apesar dos continuados apelos (do secretário-geral da ONU, por exemplo) à calma, parece cada mais ser essa a opção das principais potências ocidentais para responder ao suposto ataque químico lançado no passado fim-de-semana pelas forças governamentais sírias contra Douma, perto de Damasco.


Papa "envergonhado" pede desculpa

Papa

O Papa Francisco admite ter errado com gravidade na apreciação que fez ao escândalo de pedofilia que implicou elementos da Igreja Católica no Chile, polémica que foi encoberta pela hierarquia religiosa do país, antes de cair com estrondo na praça pública. Numa carta divulgada ontem pela Igreja chilena, o Papa faz um ato de contrição, revela vergonha por ter acusado de calúnia as vítimas de abuso e diz-se esperançado em pedir-lhes desculpas pessoalmente.


Governo aprova Programa de Estabilidade em tempos instáveis

Governo aprova Programa de Estabilidade em tempos instáveis

Com o ultimato do Bloco de Esquerda relativamente ao défice de 2018 e os consequentes avisos do Presidente da República a ressoarem nos tímpanos, o Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para aprovar o Programa de Estabilidade 2018-2022 e rever as metas orçamentais. O plano dará entrada na Assembleia da República amanhã. O Bloco de Esquerda que, tal como o PCP, já não tinha gostado da contenção orçamental abaixo do previsto em 2017, não admite que o mesmo aconteça este ano e exige que o défice de 2018 se mantenha como previsto no OE2018. Essa meta foi agora revista em baixa pelo Governo para 0,7%. O apoio da esquerda parlamentar ao Governo durante a discussão orçamental para 2019 poderá estar em causa com esta divergência de entendimentos.


EDP recusa ser "bode expiatório" dos incêndios

EDP recusa ser

António Mexia entende que a EDP tem servido de bode expiatório para as consequências dos incêndios do verão passado. Em entrevista à TSF, o homem forte da elétrica garante que a empresa não alterou nenhum procedimento no quadro da prevenção de incêndios nas florestas e que todos os terrenos da sua responsabilidade foram devidamente limpos.


Porto e Vila Nova de Gaia vão ter uma nova ponte para circulação automóvel e pedonal. O anúncio foi feito ao final da manhã pelos autarcas das duas cidades.


Tragédia no Meco

Tragédia no Meco

Os corpos dos dois austríacos praticantes de parapente que estavam dados como desaparecidos no mar da praia do Meco, em Sesimbra, foram encontrados esta manhã, informa a Autoridade Marítima Nacional. O trágico acidente, ocorrido na segunda-feira, resultou na morte dos três envolvidos.


Sporting-At. Madrid culmina semana tempestuosa para os leões

Sporting-At. Madrid culmina semana tempestuosa para os leões

O Sporting recebe hoje o Atlético de Madrid para a segunda-mão dos quartos-de-final da Liga Europa, uma semana depois do turbilhão causado pela reação de Bruno de Carvalho à derrota na capital espanhola. À entrada para o desafio decisivo para a carreira europeia da equipa de Jesus esta temporada, a direção leonina decidiu arquivar os processos disciplinares contra a grande maioria dos jogadores do plantel. O Sporting-Atlético de Madrid desta noite não contará com, pelo menos, quatro habituais titulares: William e Piccini, por lesão, e Coentrão e Bas Dost, por impedimento disciplinar.


A NÃO PERDER

Ossos (encharcados) do ofício

Ossos (encharcados) do ofício

O direto em televisão tem muito que se diga. Frequentemente, a forma como se apresenta um determinado tema sobrepõe-se ao próprio conteúdo, na tentativa de prender a atenção do espectador e prevenir o zapping para outro canal. Neste caso, que se passou com o profissional da BBC Mike Bushell, há uma ilação, digamos, líquida a tirar: a ideia de conversar de uma maneira “fora da caixa” com pessoas numa piscina devia ter sido previamente estudada em todos os seus pormenores…

Sem comentários:

Enviar um comentário