A Junta de Freguesia de Válega já formalizou, por escrito, à Câmara Municipal de Ovar, a proposta para que a poetisa Glória de Sant’Anna se torne patrona do Centro Educativo da Regedoura.
Não obstante, a Câmara Municipal de Ovar já ter atribuído uma medalha de mérito municipal a Glória de Sant’ Anna – Maria da Glória Fonseca de Santana Andrade Paes, a título póstumo, em 2014, a Junta de Freguesia de Válega considera “que a sua memória deve ser mantida e perpetuada às gerações vindouras”.
Esta sugestão surge porque o Centro Educativo da Regedoura não tem qualquer patrono e dado que a educação e a cultura/literatura estão interligadas seria da mais elementar justiça que a poetisa Glória de Sant’Anna se tornasse patrona daquele estabelecimento de ensino.
A Junta de Freguesia de Válega salienta que Glória de Sant’Anna é uma “figura incontornável da poesia portuguesa e ficará, assim, para sempre imortalizada na Vila de Válega, passando o seu legado literário a estar mais próximo e não distante das gerações mais novas”.
No dia 26 de maio, aquando da entrega do Prémio Literário de Poesia Glória de Sant’Anna 2018 à autora Gisela Ramos Rosa, Jaime Duarte de Almeida tornou pública esta proposta, tendo o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de var, Dr. Domingos Silva afirmado que “a mesma seria com certeza bem acolhida pelo atual executivo camarário”.
Sem comentários:
Enviar um comentário