Translate

domingo, 22 de julho de 2018

Ásia destrona EUA e torna-se maior comprador de aço boliviano

Almerinda Romeira

09:41

Nos últimos três anos, a Ásia destronou os Estados Unidos e afirmou-se como principal mercado de destino da riqueza extraída das minas da Bolívia.

Números do Ministério de Minério e Metalurgia deste país latino americano revelam que, no ano passado, 61% das exportações de minérios como zinco, ouro, prata, estanho e cobre, num valor superior a 2.300 milhões de dólares (1.960 milhões de euros), tiveram como destino um país asiático.

O especialista em temas mineiros, antigo ministro do setor, Héctor Córdova, explicou à agência Xinhua que a nova rota do minério boliviano deve-se sobretudo à melhoria das condições de exportação e aos melhores preços pagos na Ásia comparativamente aos praticados nos Estados Unidos e na Europa.

“Há três anos vendíamos ouro à Suíça e aos EUA, mas desde o ano passado mudaram os destinos, já quase não exportamos para esses países. Vai praticamente tudo para o mercado asiático”.

Os minerais são os principais produtos de exportação da Bolívia. No ano passado representaram 47,4% do total das exportações, que totalizaram 7.846 milhões de dólares (6.688 milhões de euros).

Sem comentários:

Enviar um comentário