Translate

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O climatologista

  por estatuadesal

(Dieter Dellinger, 07/08/2018)

climatologista

O climatologista, Carlos da Câmara

Este climatologista da Faculdade de Ciências de Lisboa, Carlos da Câmara, disse que o fogo de Monchique era uma desastre anunciado por causa da imensa massa verde ou combustível ali existente.

Mas ao Observador não explicou como se acende uma massa verde grande ou pequena, pois o calor no Algarve e, em particular, na Serra do Monchique não foi superior ao verificado em todo o Portugal.

Porque não ardeu o Parque do Monsanto, algo anunciado na Assembleia da República pelo Curto no passado inverno?

É evidente que o climatologista não diz três coisas: 1) Como se acende a massa verde; 2) porque não arderam as muitas massas verdes e serras existentes por todo o Portugal; porque razão no ano passado ardeu Pedrógão Grande, Pinhal de Leiria, Sertã, registaram-se 16.450 incêndios no País e não ardeu Monchique com as mesmas temperaturas.

É óbvio que o Carlos da Câmara e o Observador (pasquim do PSD) querem politizar um incêndio sem explicarem quem o ateou.

Toda a gente sabe que o fogo só aparece por via de uma chama de uns 800ºC e nunca pela temperatura de 40ºC e é uma vergonha que um professor ou investigador da Faculdade de Ciências não saiba isso. Eu frequentei essa Faculdade, mas já sabia isso da temperatura do fogo do laboratório de química e física do Colégio Moderno.

Qualquer que fosse as massa verde existente na Serra do Monchique e nas outras serras do país só há fogo se alguém chegar uma chama violenta a uma parte da massa verde.

Os estúpidos do Observador julgam que o povo português acredita que um incêndio aparece por falta de ordenamento da floresta e salientam o caso dos eucaliptais das celulósicas que não ardem.

Claro, não ardem porque quem paga aos INCENDIÁRIOS não lhes deu ordens para isso.

Basta ver as estatísticas: em 2016 arderam cerca de 66 mil hectares; em 2017 foram 563 mil hectares queimados por INCENDIÁRIOS motivados pelo PSD e Magistrados que não levaram ninguém a tribunal para que Rui Rio possa dizer que com os fogos o Governo terá de ser demitido e o Rio passar a Primeiro Ministro com apoio do PS??????.

António Costa sabe que Rui Rio tem tanto conhecimento de incêndios e até de política como um drogado arrumador de carros e parece que o homem da Faculdade de Ciências deve estar ao mesmo nível.

Sem comentários:

Enviar um comentário