Translate

sábado, 9 de novembro de 2019

O que disse Lula depois de sair da prisão

MUNDO

09.11.2019 às 7h33

CARL DE SOUZA/Getty Images

No discurso de 18 minutos, o ex-presidente do Brasil atacou a Justiça, Moro e Bolsonaro. "Não prenderam um homem, tentaram matar uma ideia"

Ao fim de 19 meses, Lula da Silva abandonou a prisão em Curitiba, libertado por um juiz federal. À saída, esperavam-no 200 militantes, a quem dirigiu, de um palanque improvisado, as primeiras palavras de agradecimento.

""580 dias gritaram aqui: 'bom dia, Lula, boa tarde, Lula, boa noite, Lula. Não importa se estivesse chovendo, que estivesse 40 graus, que estivesse zero grau. Todo santo dia, vocês eram o alimento da democracia."

Logo de seguida, o ex-presidente do Brasil atacou a Justiça e os seus vários peões. "Trabalharam para tentar criminalizar a esquerda, o PT, o Lula. E eu não poderia ir embora daqui sem poder cumprimentar vocês [mlitantes]". "Eu quero dizer para vocês que, se pegar o Dallagnol, se pegar o Moro, se pegar alguns delegados que fizeram inquérito, enfiar um dentro do outro e bater no liquidificador, o que sobrar não é 10% da honestidade que eu represento nesse país."

"Eu queria dizer ao ministro Sergio Moro que eles não prenderam um homem, eles tentaram matar uma ideia. Mas ideia não desaparece e eu quero lutar porque se existe uma quadrilha é da maracutaia que eles fizeram."

Mas também acrescentou que não guardava rancores. "Saio daqui sem ódio. Aos 74 anos, meu coração só tem espaço para o amor, porque o amor vai vencer nesse país. Eles têm que saber que o nordestino, que nasceu em Garanhuns (PE), que passou fome e que veio para São Paulo e não morreu de fome até os 74 anos de idade, não tem nada que me vença."

"Eu saio daqui com o maior sentimento de agradecimento que um ser humano pode ter pelo outro. É o que tenho por vocês. Não tenho mágoa dos policiais federais, dos carcereiros, de ninguém."

Mas, no final, Lula atacou ainda o atual presidente do Brasil. “Esse país pode ser muito melhor na hora que ele tiver um governo que não minta tanto pelo Twitter como Bolsonaro."

Sem comentários:

Enviar um comentário