Translate

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Coronavírus: a opção limite... quem salvar e quem deixar morrer

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

02 ABRIL 2020

Partilhar

Facebook
Twitter
Email
Facebook

Bom dia (ou boa tarde, se já almoçou)
Esta é a sua newsletter exclusiva com as últimas novidades, sugestões de leituras e informação úteis, que lhe enviamos sempre que a situação o justifique.

Deixem-me hoje, que esta pandemia já se arrasta, começar por abordar aqui um ponto diferente. Mal a crise começou, uma das coisas que começou a ser explicada era como a estratégia de supressão, mais agressiva, visava impedir o caos nos sistemas de saúde, com um número de infectados e mortos absurdos num curto espaço de tempo. Isto por contraposição à chamada estratégia de mitigação, que o Reino Unido aplicou e a Suécia segue, que visa permitir mais rapidamente a chegada ao ponto de imunidade colectiva - tendo como contraponto uma maior exposição inicial à doença.

Em suma, a questão de fundo era saber do quanto estávamos dispostos a abdicar (permitindo a paralisação das economias) para proteger o melhor possível os mais frágeis da nossa sociedade, como os idosos.

A opção da sociedade foi clara. E ainda bem. Mas com o avolumar do problema a questão mantém-se, ainda que de outra forma.

Chamo a atenção para dois artigos:
Este, no The Guardian, fala por exemplo da dramática opção de se poder retirar ventiladores aqueles que mais hipóteses têm de morrer... para os dar a quem ainda se poderá salvar.
Imaginam equação mais dramática?

Este outro do Expresso vai no mesmo sentido. É um artigo sobre Ramalho Eanes, antigo Presidente da República e ainda hoje uma das referências maiores do nosso país:
Ramalho Eanes e o apelo aos “velhos” como ele: “Se necessário, oferecemos o ventilador ao homem que tem mulher e filhos”

Siga tudo AQUI e AQUI para acompanhar os diretos do Expresso com tudo o que se passa cá dentro e lá fora
NOTÍCIAS A RETER
Tudo o que muda no estado de emergência
: despedimentos, greves, requisição, escolas e confinamento
O Parlamento já aprovou a continuação do estado de emergência
A gripezinha que já não é gripezinha, o apelo de Itália à Alemanha e uma notícia “de partir o coração”: covid-19, um balanço internacional
Regulador de energia anuncia redução extraordinária da fatura da luz
DADOS E GRÁFICOS

Coronavírus no mundo em cinco gráficos e um mapa (com Portugal a afastar-se dos piores cenários)

Os Estados Unidos já são destacadamente o país com mais casos confirmados de Covid-19, com 217 mil casos. A Europa tem mais de 512 mil casos e é atualmente a região mais afetada pelo surto. Há 935 mil casos confirmados a nível global. Itália, o país europeu mais afetado, tem mais de 110 mil casos e mais de 13 mil mortes (11,9%), seguida de Espanha também com 110 mil infetados e mais de 10 mil mortes (9,1%).
Segundo o último relatório da DGS, Portugal vai desacelerando a curva de crescimento. Há 9034 casos registados em Portugal. O número de mortes subiu globalmente para 48 mil. Portugal registou o 209.º óbito de um caso positivo.

Em Portugal os números sobem todos os dias e somos o 16º país com mais infetados no mundo, sendo o 15º em número de mortes registadas. Há atualmente 9034 casos confirmados, mais 783 do que ontem. 68 pessoas já recuperaram e 209 faleceram.
O Norte do país continua a ser a região de maior incidência, 5338 casos, segue-se Lisboa, com 2207, e a Região Centro, com 1161. As ilhas também já reportaram casos positivos: 57 nos Açores e 48 na Madeira.

O Expresso continua a trabalhar mantendo a redação a funcionar mas adaptada às novas circunstâncias e a maioria dos conteúdos publicados online sobre o coronavírus são de livre acesso. E considere apoiar o nosso jornalismo tornando-se nosso assinante.

LINKS ÚTEIS
Além de todo o acompanhamento noticioso que pode fazer no Expresso, deixo-lhe aqui alguns links úteis:
Guia para tirar as dúvidas sobre o novo coronavírus
Conselhos da Ordem dos Psicólogos - ajuda para não sentir-se zangado
Linha SNS24 – Serviço online do SNS
SNS - Área do Cidadão do Portal SNS
Direção-Geral da Saúde – Atualiação permanente das últimas informações oficiais
Organização Mundial da SaúdeRelatórios de acompanhamento ao Covid-19
ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
Voltamos sempre que necessário com tudo o que precisa saber sobre este surto epidemiológico. Até lá acompanhe as últimas informações em www.expresso.pt.
Sugerimos também que partilhe esta newsletter com os seus contactos para que a possam subscrever e assim manterem-se atualizados.

Sem comentários:

Enviar um comentário