Translate

terça-feira, 2 de junho de 2020

Manual de instruções para desconfinamentos (nada) banais

Curto

02 JUNHO 2020

Partilhar

Facebook
Twitter
Email
Facebook

Bom dia,
Pode ser apenas impressão, mas parece que, nos últimos dias, a mensagem dos políticos e das autoridades de saúde não está a chegar com clareza. A época balnear ainda não abriu, as regras de segurança não estão a funcionar e já as praias estão cheias de milhares de portugueses. Ao mesmo tempo, multiplicam-se os comportamentos arriscados e a polícia é obrigada a intervir. Estamos apenas no arranque da terceira fase de desconfinamento, não é ainda a normalidade total.
Os centros comerciais reabriram, como conta a reportagem do Expresso no Porto, e apesar das regras limitadas os clientes parecem estar a aderir. Mesmo na zona de Lisboa, onde ainda não houve reabertura total por causa da subida dos contágios, o movimento é elevado e espera-se que possa haver um regresso à normalidade já na sexta feira.
Nas Lojas do Cidadão, a afluência foi muita e os nervos em franja também. O cidadão deslocou-se à loja mas o atendimento era feito apenas por marcação. Também já há ginásios e é possível voltar a fazer tatuagens.
Na Madeira, mais à frente no desconfinamento, os espaços de diversão nocturna vão regressar e o Expresso esteve na primeira discoteca que vai reabrir em Portugal. “Isto também é uma questão de saúde mental” , diz um dos empresários do setor.
Em Lisboa, não há bares e discotecas mas ontem houve concerto no Campo Pequeno: “Deixem o Pimba em paz” de Manuela Azevedo e Bruno Nogueira. Até António Costa lá esteve.
A economia está a reabrir mas a crise continua e é bem visível. A Concertação Social discute hoje o plano de estabilização económica, numa reunião em videoconferência que conta com a participação do ministro da Economia, Siza Vieira, e da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho. Até agora, a Autoridade para as Condições do Trabalho só detetou nove irregularidades no lay-off.
A maioria dos portugueses (61% é a favor da utilização de apps para controlar a covid-19, de acordo com uma sondagem da Pitagórica que faz manchete esta terça-feira no Jornal de Notícias.
Para não se perder em tantas regras e alterações, o melhor é consultar o guia que o Expresso preparou. Confira também os últimos dados da covid-19 e toda a informação em direto: são mais 200 infetados, o valor mais baixo numa semana, e mais 14 mortos. E, claro, as infografias que o Expresso atualiza diariamente há quase três meses sobre a evolução da doença em Portugal e no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário