Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Uma tourada de elite

Curto

Filipe Garcia

Filipe Garcia

08 JULHO 2020

Partilhar

Facebook
Twitter
Email
Facebook

Há quem a veja como um bailado, uma exibição de elegância e coragem, quem elogie a garra e beleza dos animais. Do outro lado, fora das praças de touros, há quem considere o espetáculo bárbaro, violento, digno de tempos em que a crueldade com animais mais não era que piada. Por cá, a tauromaquia divide opiniões, aquece ânimos e esta terça-feira, nas palavras da social-democrata Fernanda Velez, transformou o Parlamento numa “verdadeira tourada”.
Em discussão não estava a proibição do toureio, apenas o fim do seu financiamento público. Ainda assim, do lado de PAN, BE e PEV, gritou-se pelos direitos dos animais, do outro lamentaram-se preconceitos quanto a uma manifestação que dizem ser tradição no país, assinalaram-se as penalizações em vigor - do IVA a 23% à falta de apoio do Ministério da Cultura - e sentenciaram-se as propostas.
Se os ânimos exaltados motivaram comparações com o ambiente das praças, para a votação desta quinta-feira ficou reservada outra semelhança. Não haverá cavaleiros em jogo, tão pouco bandarilhas ou trajes coloridos, mas tal como nas touradas o final está previamente definido: o touro acaba no chão, as propostas chumbam. Como os espetáculos, são melhores os debates a que não se conhece o desfecho.

Sem comentários:

Enviar um comentário