Translate

sexta-feira, 12 de abril de 2024

 

O Mecanismo: como a “ordem” baseada em regras inventadas está a transformar-se em selvajaria

estatuadesal

10 de Abril de

(Por Pepe Escobar, in Strategic Culture, 05/04/2024, Trad. Estátua de Sal)

Os europeus nunca serão capazes de replicar a testada máquina de lavagem de dinheiro Hegemon, escreve Pepe Escobar.



No momento em que a Organização do Terror do Atlântico Norte celebra o seu 75º aniversário, levando o lema de Lord Ismay a alturas cada vez mais elevadas ("manter os americanos dentro, os russos fora e os alemães em baixo"), aquele grosso pedaço de madeira norueguês que se faz passar por Secretário-Geral apresentou uma alegre "iniciativa" para criar um fundo de 100 mil milhões de euros para armar a Ucrânia durante os próximos cinco anos.

Traduzindo, em relação à frente monetária crucial no confronto NATO-Rússia: saída parcial do Hegemon - já obcecado com A Próxima Guerra Eterna, contra a China; entra a tripulação heterogénea de Chihuahuas europeus esfarrapados e desindustrializados, todos profundamente endividados e a maioria atolada em recessão.

Alguns QIs acima da temperatura média ambiente, na sede da NATO em Bruxelas, tiveram a ousadia de se perguntar como é que se poderia arranjar tal fortuna, uma vez que a NATO não tem qualquer influência para angariar dinheiro entre os estados-membros.

Afinal, os europeus nunca conseguirão reproduzir a máquina de lavagem de dinheiro do Hegemon, mais que testada ao longo do tempo. Por exemplo, partindo do princípio de que o pacote de 60 mil milhões de dólares propostos pela Casa Branca para a Ucrânia seria aprovado pelo Congresso dos EUA - e não será - nada menos do que 64% do total nunca chegará a Kiev: será lavado dentro do complexo industrial-militar.

Mas a coisa fica ainda mais distópica: O barrote norueguês, de olhar robótico e braços a abanar, acredita mesmo que a sua proposta não implicará uma presença militar direta da NATO na Ucrânia - ou no país 404; algo que já é um facto no terreno há bastante tempo, independentemente dos ataques belicistas de Le Petit Roi de Paris (Peskov: "As relações Rússia-NATO descambaram para um confronto direto").

Agora, junte-se o espetáculo dos Looney Tunes Letais na frente da NATOstão com o desempenho do porta-aviões do Hegemon na Ásia Ocidental, impulsionando consistentemente o seu projeto de genocídio de abate e morte à fome, em escala industrial em Gaza a alturas indescritíveis - o holocausto meticulosamente documentado, observado em silêncio contorcido pelos "líderes" do Norte Global.

A Relatora Especial da ONU, Francesca Albanese, resumiu tudo corretamente: a entidade psicopatológica bíblica "matou intencionalmente os trabalhadores do WCK para que os doadores se retirassem e os civis em Gaza pudessem continuar a passar fome em silêncio. Israel sabe que os países ocidentais e a maioria dos países árabes não mexerão um dedo para defender os palestinianos".

A "lógica" por detrás do ataque deliberado, em três momentos, ao comboio humanitário, claramente assinalado, de trabalhadores que lutam contra a fome em Gaza era retirar das notícias um episódio ainda mais horrendo: o genocídio dentro do genocídio do hospital al-Shifa, responsável por pelo menos 30% de todos os serviços de saúde em Gaza. Al-Shifa foi bombardeado, incinerado e teve mais de 400 civis mortos a sangue frio, em vários casos literalmente esmagados por bulldozers, incluindo médicos, pacientes e dezenas de crianças.

Quase em simultâneo, o bando de psicopatas bíblicos ignorou completamente a Convenção de Viena - algo que nem os nazis históricos fizeram - atacando a missão consular/residência do embaixador do Irão em Damasco.

Tratou-se de um ataque com mísseis a uma missão diplomática, que goza de imunidade, no território de um país terceiro, contra o qual o bando não está em guerra. E ainda por cima, matando o general Mohammad Reza Zahedi, comandante da Força Quds do IRGC na Síria e no Líbano, o seu adjunto Mohammad Hadi Hajizadeh, outros cinco oficiais e um total de 10 pessoas.

Tradução: um ato de terror, contra dois estados soberanos, a Síria e o Irão. Equivalente ao recente atentado terrorista contra a Câmara Municipal de Crocus, em Moscovo.

A pergunta inevitável ressoa por todos os cantos das terras da Maioria Global: como é possível que estes terroristas, de facto, se safem de tudo isto, uma e outra vez?

Os pilares do Totalitarismo Liberal

Há quatro anos, no início do que mais tarde qualifiquei como os "Raging Twenties", começámos a assistir à consolidação de uma série de conceitos entrelaçados que definiam um novo paradigma. Estávamos a familiarizar-nos com noções como disjuntor; ciclo de feedback negativo; estado de exceção; necropolítica; e neofascismo híbrido.

À medida que a década avança, a nossa situação pode, pelo menos, ter sido aliviada por um duplo vislumbre de esperança: o impulso para a multipolaridade, liderado pela parceria estratégica Rússia-China, com o Irão a desempenhar um papel fundamental, tudo associado ao colapso total, em direto, da "ordem internacional baseada em regras".

No entanto, afirmar que o caminho a percorrer será longo e sinuoso é a mãe de todos os eufemismos. Portanto, para citar Bowie, o último grande esteta: Onde estamos agora?. Peguemos na análise muito perspicaz do sempre empenhado Fabio Vighi, da Universidade de Cardiff, e aperfeiçoemo-la um pouco mais.

Qualquer pessoa que aplique o pensamento crítico ao mundo que nos rodeia pode sentir o colapso do sistema. É um sistema fechado, facilmente definível como Totalitarismo Liberal. Cui bono? Os 0,0001%.

Não há nada de ideológico nisso. Sigam o dinheiro. O que define o ciclo de feedback negativo é, de facto, o ciclo da dívida. Um mecanismo criminalmente antissocial mantido em vigor por – pelo menos - uma psicopatologia, tão aguda quanto a exibida pelos genocídios bíblicos na Ásia Ocidental.

O Mecanismo é imposto por uma tríade.

1. A elite financeira transnacional, as superestrelas dos 0,0001%.

2 - Logo abaixo, a camada político-institucional, desde o Congresso dos EUA até à Comissão Europeia (CE) em Bruxelas, bem como os "líderes" da elite compradora em todo o Norte e Sul Global.

3. A antiga "intelligentsia", agora essencialmente contratada pelos meios de comunicação social e pelo mundo académico.

Esta hipermediatização institucionalizada da realidade é (itálico meu), de facto, O Mecanismo. É este mecanismo que controlou a fusão da "pandemia" pré-fabricada - completa com engenharia social hardcore vendida como "confinamentos humanitários" - em, mais uma vez, Guerras Eternas, desde o Projeto de Genocídio em Gaza até à obsessão russofóbica/cultural de cancelamento embutida no Projeto Guerra por Procuração na Ucrânia.

Esta é a essência da Normalidade Totalitária: o Projeto para a Humanidade pelas terrivelmente medíocres e autonomeadas "elites" da Grande Restauração do Ocidente coletivo.

Matando-os suavemente com a IA

Um vetor fundamental de todo o mecanismo é a interconexão direta e viciosa entre uma euforia tecno-militar e o sector financeiro hiperinflacionário, agora em sintonia com a IA.

Entre, por exemplo, modelos de IA como o "Lavender", testado no terreno no laboratório do campo de extermínio de Gaza. Literalmente: inteligência artificial a programar o extermínio de seres humanos. E está a acontecer, em tempo real. Chamem-lhe Projeto Genocídio IA.

Outro vetor, já experimentado, está embutido na afirmação indireta da Medusa tóxica da CE, Ursula von der Lugen: essencialmente, a necessidade de produzir armas, como vacinas contra a Covid.

Este é o cerne de um plano para usar o financiamento da UE pelos contribuintes europeus para "aumentar o financiamento" de "contratos conjuntos para armas". É uma consequência do esforço de von der Lugen para lançar as vacinas contra a Covid - uma gigantesca fraude ligada à Pfizer, pela qual está prestes a ser investigada e provavelmente desmascarada pelo Ministério Público da UE. Nas suas próprias palavras, sobre o esquema de armas proposto: "Fizemos isto para as vacinas e para o gás".

Chamemos-lhe a armentização da Engenharia Social 2.0.

No meio de toda a ação neste vasto pântano de corrupção, a agenda do Hegemon continua a ser bastante flagrante: manter a sua hegemonia militar - cada vez menor - predominantemente talassocrática, aconteça o que acontecer, como base para a sua hegemonia financeira; proteger o dólar americano; e proteger essas dívidas incomensuráveis e impagáveis em dólares americanos.

E isso leva-nos ao modelo económico imundo do turbo-capitalismo, tal como é vendido pelos meios de comunicação coletivos do Ocidente: o ciclo da dívida, dinheiro virtual, emprestado sem parar para lidar com o "autocrata" Putin e a "agressão russa". Este é um subproduto fundamental da análise contundente de Michael Hudson sobre a síndrome FIRE (Finance-Insurance-Real Estate).

Ouroboros intervém: a serpente morde a sua própria cauda. Agora, a loucura inerente a O Mecanismo está a levar inevitavelmente o capitalismo de casino a recorrer à barbárie. Selvajaria pura - do tipo Crocus City Hall e do tipo Projeto de Genocídio de Gaza.

E é assim que o Mecanismo engendra instituições - de Washington a Bruxelas, passando pelos centros do Norte Global e pela genocida Telavive - reduzidas ao estatuto de assassinos psicóticos, à mercê das Grandes Finanças/FIRE (oh, que fabulosas oportunidades imobiliárias à beira-mar disponíveis na Gaza "vazia").

Como é que podemos escapar a tal loucura? Teremos a vontade e a disciplina para seguir a visão de Shelley e, neste " vasto vale de lágrima", convocar o Espírito transcendente da Beleza - e da harmonia, da equanimidade e da justiça?

Sem comentários:

Enviar um comentário