Translate

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Os interesses de Isabel dos Santos em Portugal

Arrancou a campanha eleitoral em Angola. Ao fim de 37 anos, José Eduardo dos Santos sai de cena. A sua primogénita é o membro da família mais "português". Veja como
Os interesses de Isabel dos Santos em Portugal
© Visão Os interesses de Isabel dos Santos em Portugal
NOS: 52,14%
A participação, indireta, consubstancia-se através de uma tranche de 50% na Zopt, através de duas empresas de Isabel dos Santos – a Unitel International Holdings BV (32,65%, com sede na Holanda) e a Kento Holding Limited (17,35%, registada em Malta). A Zopt tem 52,14% da Nos e 81,8% da Optimus. A Nos tem 100% da Lusomundo e 30% da Zap, a sua congénere angolana.
Banco BIC Português: 42,5%
Este foi o banco lançado pelo trio Fernando Teles, Américo Amorim e Isabel dos Santos. Mas, no final de 2014, Américo Amorim sai da estrutura e, na recomposição acionista, a empresária angolana e o seu grande parceiro para a área financeira, Fernando Teles, absorvem a posição. Isabel, através da Santoro, reforça para 42,5% a participação. Foi o BIC Português (agora EuroBIC) que aglutinou a parte boa que restou dos destroços do BPN, por 40 milhões de euros.

GALP: 33,34%
A Esperaza Holding, com sede em Amesterdão e que reúne uma parceria entre Isabel dos Santos e a Sonangol, tem 45% da Amorim Energia, e, por esta via, controla 33,34% da Galp. As duas empresas têm sede na Holanda. Os milhões de dividendos distribuídos pela empresa portuguesa são uma das importantes fontes de receita de Isabel.
Efacec: 72,62%
Em meados de 2015, foi anunciada a compra de 65% da Efacec Power Solutions, SGPS, que agrega várias áreas de negócio, nomeadamente em Angola e Moçambique. O veículo utilizado foi a Winterfell 2 Limited, empresa registada em Malta. Hoje, a Winterfell tem na sua posse 72,62% da Efacec, estando os restantes 27,37% em posse da MGI Capital, de dois acionistas portugueses.
Millennium BCP: 14,87%
Esta não é uma participação em nome de Isabel dos Santos, mas sim da Sonangol, a empresa estatal angolana para o ramo petrolífero que, durante muito tempo, funcionou também como um fundo soberano da gestão de José Eduardo dos Santos. Mas, desde junho do ano passado, que a filha Isabel assumiu os comandos da Sonangol para levar a cabo uma reestruturação e adaptá-la aos modelos de transparência exigidos pelas instâncias europeias e FMI.
Santoro Financial Holdings, SGPS: 100%
É a holding pessoal da empresária para a área financeira e das poucas registadas em Portugal
Upstar Comunicações: 70%
Ainda no ramo das telecomunicações, a empresária tem, através da Kento, 70% desta empresa instalada em Évora e que presta serviços de satélite. Os restantes 30% são da Nos.

SAIBA TUDO SOBRE A HISTÓRIA DO CLÃ MAIS INFLUENTE DE ANGOLA NA VISÃO DESTA SEMANA, QUINTA-FEIRA NAS BANCAS


Sem comentários:

Enviar um comentário