Translate

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Vladimir Putin e Milos Zeman fizeram declarações de imprensa após as conversas russo-checa.

Rodrigo Sousa Castro

2 h ·

Para os meus amigos que se interessam como eu, pela politica internacional e não lêem apenas a cartilha dos MSM tugas, aqui vai fresquinho de ontem, a prova provada que na Europa existem forças centrifugas e não apenas centripetas.
Um Bom Dia para todos.

Vladimir Putin e Milos Zeman fizeram declarações de imprensa após as conversas russo-checa.

21 de novembro de 2017 16:40Sochi
Declarações de imprensa após as conversas russo-checa. Com o presidente da República Checa, Milos Zeman.

Presidente da Rússia Vladimir Putin : Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

As conversações com o presidente da República Checa foram realizadas em um ambiente amistoso e construtivo.

Discutimos em detalhes toda a gama de questões bilaterais e delineamos certos planos para o futuro. Também trocamos pontos de vista sobre tópicos internacionais e regionais atuais.

Este é o meu segundo encontro com o senhor Presidente Zeman este ano, que é indicativo da grande importância que atribuímos à promoção da cooperação bilateral.

Um mês e meio a partir de agora, em janeiro de 2018, estaremos celebrando o 25 º aniversário das relações diplomáticas entre nossos países.

A prioridade durante as negociações foi dada aos laços econômicos. Este ano, juntando conjuntamente nossos esforços, conseguimos superar o declínio no comércio mútuo, que ocorreu nos últimos anos. Senhor Presidente, presta especial atenção a isso em todas as nossas reuniões. O comércio bilateral cresceu 42,9 por cento entre janeiro e setembro.

A Comissão Intergovernamental faz parte para promover nossas relações comerciais e econômicas. Uma delegação representativa de empresários checos chegou à Rússia com o Sr. Zeman e participará de dois fóruns de negócios em Moscou e em Ekaterinburg. Estou confiante de que esses fóruns vão revigorar nossos laços de negócios.

Discutimos a cooperação no setor de petróleo e gás, que é grande. A República Checa não é apenas um importante mercado de produtos russos, mas também um importante trânsito para o combustível russo fornecido aos consumidores na Europa Ocidental. Este ano, mais de 19 bilhões de metros cúbicos de gás foram bombeados pelo território da República Tcheca.

A cooperação está se desenvolvendo ativamente no setor de energia nuclear. Nós fornecemos combustível nuclear para usinas de energia na República Tcheca e fornecemos manutenção de serviços.

Revisamos a cooperação industrial, inclusive na esfera da indústria automobilística. Como é sabido, Skoda monta veículos em plantas russas em Kaluga e Nizhny Novgorod. Outras empresas checas produzem autopeças: a empresa BRISK faz velas de ignição em Togliatti, e a Jihostroj fabrica bombas hidráulicas no Tatarstan.

Existem projetos conjuntos promissores em áreas de alta tecnologia e conhecimento intensivo.

As empresas da República Checa estão amplamente representadas no mercado russo, especialmente na metalurgia, produtos farmacêuticos, agricultura, produtos químicos e fabricação de têxteis.

A cooperação inter-regional também está crescendo: mais de 20 regiões russas assinaram acordos de cooperação com as regiões checas.

Estão desenvolvendo laços humanitários. O dia após amanhã, o presidente Zeman abrirá a exposição, Tesouros do Castelo de Praga, no Museu Histórico Estadual de Moscou. Os principais conjuntos russos executam ou planejam realizar na República Tcheca.

Eu expressei gratidão ao Presidente e a todos os cidadãos da República Checa por sua preocupação com os nossos memorials militares no território checo, onde mais de 50 mil soldados russos, que morreram em batalhas pela liberdade da Tchecoslováquia, na luta contra o nazismo, estão enterrados .

Os relacionamentos estão crescendo entre as universidades dos dois países: foram assinados 70 acordos bilaterais. Existe também um interesse mútuo no estudo da língua - russo e checo, respectivamente.

O Sr. Zeman iniciou o estabelecimento de um clube de discussão russo-checo, que se destina a ser uma plataforma adicional para a comunicação informal entre representantes da sociedade civil na Rússia e na República Checa. É claro que vamos apoiar esta iniciativa.

Nós abordamos as questões mais urgentes da agenda européia e global. Acreditamos que a normalização das relações entre a União Européia e a Rússia beneficiaria todos.

Tenho informado o Presidente dos nossos pontos de vista sobre as perspectivas de resolução da crise da Ucrânia e os resultados do encontro de ontem com o presidente sírio, Bashar al-Assad, bem como os nossos planos antiterroristas na Síria e o encontro trilateral de amanhã com os presidentes do Irã e da Turquia.

Em conclusão, gostaria de agradecer ao Presidente e a todos os nossos colegas e amigos checos a conversa aberta e informativa.

O presidente e sua equipe têm um programa ainda maior na Rússia. Estou confiante de que este trabalho irá beneficiar o desenvolvimento das relações bilaterais. E quero agradecer ao Presidente a atenção que ele presta ao desenvolvimento das relações russo-checa.

Obrigado.

Presidente da República Checa Milos Zeman (retransmitido) : Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente,

Eu vou pegar na deixa do presidente Putin e fornecer alguns fatos para vocês.

Eu trouxe cerca de 140 empresários checos comigo e, como a divisão correspondente do exército checo, que presta serviços governamentais, opera apenas duas aeronaves da Airbus, devemos alugar um terceiro avião.

Quando eu estava na França, fui acompanhado por 14 empresários, enquanto que nesta viagem à Rússia, eu sou acompanhado por 140 empresários, para que você possa concluir que a Rússia é dez vezes mais importante para nós do que a França.

No que diz respeito a acordos específicos e acordos devidamente documentados, dez deles serão assinados em Moscou e três em Ekaterinburg. O valor total dos acordos assinados será de US $ 20 bilhões.

É gratificante saber que 6.000 estudantes da Rússia estão atualmente estudando nas instituições de ensino superior checas. Também é reconfortante estar ciente do fato de que não só as exportações e as importações estão crescendo, mas o número de turistas russos que chegam à República Tcheca também está em ascensão.

Isso confirma que, apesar de todas as sanções, a cooperação econômica continua. No entanto, isso não significa que eu me reconciliei com as sanções. Você está bem consciente de que eu me opus a eles há muito tempo, e isso diz respeito não só às sanções que a UE impôs à Rússia, mas também às sanções que a Rússia impôs à UE.

Um bom dia, Senhor Presidente, precisamos pôr fim a isso no departamento de alimentos. Afinal, se você não fizer isso, você não poderá desfrutar dos nossos excelentes queijos e iogurtes.

Vladimir Putin : Vamos pegar um pouco de cerveja e depois resolver o iogurte. ( Risos )

Milos Zeman : Não tenho certeza se as sanções incluem cerveja. Eu acredito que nao.

No entanto, Senhor Presidente, você era muito modesto em qualquer caso, porque a idéia de estabelecer um fórum de discussão russo-checo veio a nós dois ao mesmo tempo na China. Ficarei satisfeito se, principalmente, os historiadores participarem deste fórum, se tiverem acesso aos arquivos e descobrindo novos documentos que ajudem a esclarecer certos capítulos de nossa história comum.

Para terminar, gostaria de acrescentar que considero uma parte agradável do meu trabalho apresentar decorações do estado aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que participaram da libertação heróica da Tchecoslováquia.

Na verdade, há pessoas que condenam e reescrevem o histórico. Eu acho que é apenas patético.

Em uma entrevista recente com a TASS, eu dei um exemplo do ex-primeiro-ministro ucraniano Yatsenyuk, que, falando perante os repórteres do canal alemão ARD, disse o seguinte (cito): "Em 1943, a União Soviética atacou a Alemanha e ocupou A Ucrânia está a caminho. "Novamente, este foi o primeiro ministro. Ele não está mais no cargo, mas receio que esta entrevista não seja motivo de demissão ou demissão.

Então, aqueles que não se lembram de seu passado estão condenados a repeti-lo.

Obrigado.

Foto de Rodrigo Sousa Castro.

Sem comentários:

Enviar um comentário